Diario do Sul
diario jornal

Eleição para o Departamento Federativo das Mulheres Socialistas de Évora

As duas candidatas defendem um papel mais ativo da mulher na vida política

No distrito de Évora são duas as candidatas à presidência do Departamento Federativo das Mulheres Socialistas. As eleições que estão agendadas para a próxima sexta-feira, dia 9 de março, pretendem escolher a melhor líder e defensora dos ideais de igualdade de género na sociedade atual.

Autor :Maria Antónia Zacarias

Fonte: Redacção Diário do SUL

09 Março 2018

Elsa Rolo e Maria João Candeias desejam dinamizar esta estrutura, mobilizando mais mulheres porque ambas entendem que o papel da mulher na política regional e portuguesa deve ser reforçado. O fim é o mesmo, a forma de o trilhar é que tem diferenças. Cabe agora a quem vota decidir quem quer escolher para este órgão distrital do Partido Socialista de Évora.

Elsa Rolo afirmou, em exclusivo ao Diário do Sul”, que a sua candidatura assenta em dois desígnios: a reativação e consolidação do Departamento Federativo das Mulheres Socialistas de Évora como uma estrutura do Partido Socialista que consagra os estatutos do PS, autónoma politicamente e o desenvolvimento de atividade política capaz de promover a participação das mulheres socialistas, militantes e simpatizantes, dos camaradas e simpatizantes do PS também na defesa dos valores da igualdade, solidariedade e fraternidade e na defesa dos valores partidários.

De acordo com a candidata, a vontade de liderança acontece porque “acredito que hoje é notoriamente imprescindível a presença de mulheres na política não só por uma questão de direito de igualdade, mas também no sentido de promover a quebra de preconceitos, a mudança de mentalidades e, acima de tudo, para reforçar o papel da mulher na vida pública tornando a nossa democracia representativa na sociedade”.

Elsa Rolo adiantou que, caso seja eleita, os militantes podem todos contar consigo. “Os problemas serão apresentados, estudados e partilhados com o objetivo máximo de encontrar a melhor solução, sendo o debate o suporte para uma sociedade democrática, mais justa e moderna”. Acrescentou ainda que “é preciso abraçar os novos desafios que se impõem às mulheres do século XXI imbuídas num espírito de participação ativa, agregando as experiências com a inovação para que o PS se torne numa força ainda mais ativa dentro do distrito de Évora”.

Por outro lado, Maria João Candeias explicou que a razão de ser da sua candidatura visa chamar a atenção para “a importância da mulher ter um papel ativo na sociedade”. É sua intenção, como sublinhou, contribuir para o aprofundamento da democracia participativa de modo a que “consigamos relançar o Departamento Federativo das Mulheres Socialistas de Évora”.

A candidata evidenciou que a sua candidatura resulta de um projeto coletivo de mais duas mulheres que pretendem colocar em prática uma estratégia de contributos “de vários homens e mulheres com quem conversámos. Queremos construir um projeto coletivo com as diversas concelhias, com a Juventude Socialista, a Federação distrital de Évora e também o departamento nacional de modo a dar corpo à nova agenda para a igualdade e não discriminação”.

Apesar do mandato ser curto, apenas de dois anos, Maria João Candeias mostrou vontade em querer dinamizar “um fórum da igualdade através de debates e exposições, bem como a realização de alguns workshops”. Dirigindo-se aos militantes, a candidata garantiu que podem esperar de si apoio e o desenvolvimento de um trabalho conjunto para “fazer do PS seja uma força mobilizadora no distrito. Eu penso que essa tem que ser a grande mudança”.

Dê-nos a sua opinião

NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.diariodosul.com.pt reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.diariodosul.com.pt

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.