Diario do Sul
diario jornal

Comissão Europeia visita Valverde no âmbito do Projecto SENSIBLE

No dia 6 de Março, a freguesia de Valverde, pertencente ao concelho de Évora, recebeu uma visita de membros da Comissão Europeia e do Consórcio SENSIBLE para observar o estado de desenvolvimento do projeto. O SENSIBLE é um projeto de demonstração que tenciona integrar tecnologias de armazenamento eletroquímico, eletromecânico e térmico, e fontes de energias renováveis em redes de energia, casas e edifícios.

Autor :Diário do Sul

Fonte: Redacção Diário do SUL

20 Março 2018

A visita que decorreu na casa do povo, contou com a presença  do presidente da freguesia Joaquim Pimpão e alguns habitantes locais.
Ricardo Mendes André, gestor do projeto do lado do NEW R&D/EDP Labelec, apresentou um painel juntamente com outros participantes onde explicou o projeto e os resultados obtidos, em conjunto com a EDP Distribuição. De acordo com Ricardo André, o SENSIBLE está focado na gestão e armazenamento de energia disponibilizando funcionalidades avançadas de gestão da rede eléctrica e disponibilizando novos serviços energéticos para o cliente final. “O objetivo principal do SENSIBLE passa por utilizar a gestão e armazenamento de energia aplicado numa rede real, disponibilizando assim vantagens técnicas em termos da gestão da flexibilidade de redes de baixa tensão num contexto de elevada penetração de energias renováveis “, afirma. De momento o projeto está numa fase de demonstração e, segundo a EDP, a próxima etapa será recolher dados para calcular os indicadores de desempenho.
Os habitantes locais que estiveram presentes durante a apresentação também deram a sua opinião. Fernando Mendes, um dos habitantes, afirma ter poupado cerca de 200 euros na conta da eletricidade desde julho do ano passado até agora e 10 botijas de gás. “Este projeto trouxe melhorias para a população e a nível económico a redução da fatura é muito grande”, conclui.
Custódia Araújo, outra das habitantes, considera que um dos fatores mais importantes deste projeto é mostrar ao cliente como pode poupar. “Acho que este projeto traz grandes vantagens para a população sobretudo na questão económica, porque a fatura da eletricidade é uma preocupação que todos temos. Este projeto veio não só ajudar a resolver a questão da poupança como também alertar para as consequências para o uso irresponsável da eletricidade”, diz.
O presidente Joaquim Pimpão, disse ter ficado surpreso com a escolha do sitio, mas satisfeito. “Quando fomos abordados para um projeto da EDP a nível europeu, fiquei surpreso, mas foi com grande satisfação que recebemos o SENSIBLE. Tudo isto teve um impacto significativo na nossa pequena comunidade, tanto ao nível económico, como pela sensibilização que tem feito no que toca ao uso da energia”, afirma.
O projeto tem três locais de demonstração: um no Reino Unido, em Nottingham; outro na Alemanha, Nuremberga; e outro em Évora, mais concretamente na freguesia de Valverde. Na prática o objetivo é otimizar o armazenamento e gestão de energia tendo em vista a sustentabilidade, numa ótica de optimização da gestão da rede de distribuição e disponibilização de novos serviços energéticos para os clientes.
O projeto liderado pela Siemens, onde o NEW R&D/EDP Labelec lidera a componente de demonstração, termina este ano.

Dê-nos a sua opinião

NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.diariodosul.com.pt reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.diariodosul.com.pt

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.