Diario do Sul
Twitter rectangular

Embora sem garantias de estar pronta na época balnear

Vem aí a praia da Amieira para animar Portel no verão

O projeto de execução da praia da Amieira, nas margens do grande lago de Alqueva, está a ser ultimado, pelo que as obras deverão arrancar em breve.

Autor :Redacção Diário do Sul

Fonte: Diário do Sul

20 Março 2018

Contudo, não é ainda seguro que a praia possa abrir a banhos no início da próxima época balnear, segundo avança ao Diário do Sul o presidente da autarquia de Portel, José Manuel Grilo.
“O projeto foi candidatado ao programa ´Valorizar´ e, à partida, está bem encaminhado. Pelo menos, segundo consegui apurar numa recente reunião com a Entidade Regional de Turismo do Alentejo”, revela o edil, que aguarda agora pela formalização do contrato de financiamento.
José Manuel Grilo sublinha, perante estas evoluções processuais, que se vai tentar avançar com obras no terreno nos próximos dias, procedendo em primeira mão a uma “pré-preparação do terreno”. Aliás, os técnicos já levaram a cabo, inclusivamente, algumas sondagens na procura de alguns elementos que possam estar na zona da praia, como acontece, por exemplo, com a presença de troncos de árvores.
“É preciso fazer essa limpeza do terreno e depois poderemos então avançar com a obra, preferencialmente, no mais curto espaço de tempo possível, assim que estejam cumpridas todas as formalidades”, sublinha o presidente da Câmara de Portel.
Já quanto ao prazo da conclusão da praia, José Manuel Grilo prefere não arriscar. Assume que ambiciona ter tudo pronto no início da época balnear, mas faltam-lhe garantias. “Vamos tentar, mas estes processos nem sempre são tão céleres como nós desejamos, perante tudo aquilo que é obrigatório fazer na contratação pública. Há regras que temos que cumprir”, recorda o edil de Portel, sublinhando o seu empenho no rápido avançado do projecto, pelo menos no que depender da intervenção da autarquia.
Admite que está em causa um “projecto de algum valor”, com uma intervenção que contempla todos os apoios de praia e ainda a criação de bons acessos, privilegiando mesmo as pessoas com fraca mobilidade. “Temos a consciência de que estamos a fazer algo muito relevante para o concelho e para a região numa zona interior, mas que está muito próxima da localidade da Amieira”, diz José Manuel Grilo, fazendo fé que o setor turístico vai colher dividendos com esta aposta municipal.
E a qualidade da água está garantida. Aliás, já no verão passado, e apesar da seca que atormentava a e região fazendo baixar o nível dos recursos hídricos, a autarquia tinha três séries de amostra feitas pela ARH (Administração dos Recursos Hídricos) na zona de Alqueva e Amieira com bons resultados, permitindo encarar o projecto face ao processo de construção das estações de tratamento de águas residuais (ETAR´s), de ambas as localidades.  
Ao começarem a funcionar permitiram garantir uma qualidade da água a cem por cento para uso balneário, assumindo José Manuel Grilo que a utilização da barragem como destino turístico foi, desde sempre, um dos maiores objetivos do município.
A praia da Amieira está projetada para junto do respectivos ancoradouro, onde os mergulhadores dos bombeiros de Portel já retiraram algumas pedras e ramos de árvores que ainda estavam no fundo da albufeira, desde que foi feita a desmatação.

Dê-nos a sua opinião

NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.diariodosul.com.pt reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.diariodosul.com.pt

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.