Malo
Diario do Sul
diario jornal

No âmbito do Mês da Juventude

Alunos de Artes Visuais da UÉvora mostram trabalhos na Galeria do Inatel

Autor :Marina Pardal

Fonte: Redação

21 Março 2018

Quinze alunos de Artes Visuais da Universidade de Évora (UÉ) estão a mostrar o seus trabalhos numa exposição coletiva na Galeria da Fundação Inatel, em Évora.
A iniciativa acontece no âmbito do Mês da Juventude, um evento promovido pelo Município de Évora e que conta com o envolvimento de mais de 40 entidades, associações e grupos de jovens do concelho.
“Imposição” é o nome da exposição que reúne 19 trabalhos destes jovens, sendo organizada pelo Núcleo de Artes Visuais da Universidade de Évora (NAVE). Inaugurada na passada sexta-feira, esta mostra fica patente até 31 de março.
De acordo com Rui Serra, representante do (NAVE), “o objetivo desta exposição é comemorar o Mês da Juventude”, adiantando que “há cerca de cinco anos que fazemos uma mostra neste âmbito”.
Para o estudante, “é uma oportunidade de mostrar aos alunos mais novos que é possível exporem os trabalhos e mostrarem aquilo que fazem, em vez de ficarem só guardados, daí também a escolha do nome 'Imposição'”.
Rui Serra realçou que “estão envolvidos 15 alunos, todos de Artes Visuais e de vários anos, num total de 19 trabalhos”.
Acrescentou que “alguns desses trabalhos foram feitos no âmbito de uma disciplina, outros são trabalhos livres”, destacando-se obras em áreas como “pintura, fotografia ou instalação”.
Na sua perspetiva, “é importante trazer os nossos trabalhos para fora da UÉ”, reforçando que “é imperativo fazê-lo porque não serve de nada o trabalho ficar guardado, é como se a Escola de Artes não estivesse a fazer efeito”.
O representante do NAVE considerou que “as pessoas precisam de conhecer o que está a acontecer, porque isso também vai fazer com que os trabalhos cresçam com mais dinâmica e mais força, pois quando estamos a criar e sabemos que o trabalho vai ser exposto ao público, a motivação e o empenho são maiores”.
Na sua opinião, “isso não está a acontecer na Escola de Artes, o que é um pouco mau, e através destas iniciativas quero contrariar isso”.
A inauguração da exposição contou com a presença de Sara Fernandes, vereadora da Câmara de Évora. Em declarações ao Grupo Diário do Sul, salientou que “nós procuramos envolver as associações, juvenis ou não, no Mês da Juventude, mas esta é uma vertente especial porque espelha as relações com os núcleos de estudantes aqui da UÉ, que nós prezamos muito e que são relações muito frutíferas”.
Evidenciou ainda que “é uma mostra daquilo que pode ser uma colaboração que já vem de há algum tempo, não só com o departamento de Artes Visuais, mas com toda a Escola de Artes da UÉ”.
Segundo a mesma vereadora, “o nosso trabalho com a juventude envolve os jovens que são de Évora, incluindo aqueles que vivem fora, mas também os jovens que, sendo de outros locais, vivem aqui temporariamente porque estudam na universidade”.

Dê-nos a sua opinião

NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.diariodosul.com.pt reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.diariodosul.com.pt

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.