Diario do Sul
diario jornal

Município de Reguengos de Monsaraz ilumina de azul os Paços do Concelho no Dia Mundial da Consciencialização do Autismo

Autor :Nota de imprensa

Fonte: Município de Reguengos de Monsaraz

02 Abril 2018

O edifício dos Paços do Concelho de Reguengos de Monsaraz vai estar iluminado de azul entre as 20h do dia 2 de abril e as 8h do dia seguinte para assinalar o Dia Mundial da Consciencialização do Autismo. O Município de Reguengos de Monsaraz apoia a iniciativa mundial do Movimento Light It Up Blue, que consiste na iluminação em azul, por exemplo, de câmaras municipais, monumentos, edifícios, restaurantes e outros estabelecimentos comerciais, instituições culturais, pontes e estádios para sensibilizar a população para a problemática do autismo.

 Em 2005, Bob e Suzanne Wright, avós de uma criança com autismo, fundaram a Autism Speaks que tem sede em Nova Iorque, nos Estados Unidos da América. Esta organização sem fins-lucrativos tem como missão alertar para as perturbações do espectro do autismo, a angariação de fundos para financiamento da investigação das causas, prevenção, tratamentos e cura para o autismo e a defesa dos interesses e necessidades das famílias afetadas.

 Em 2008, a Assembleia Geral das Nações Unidas designou o dia 2 de abril como Dia Mundial da Consciencialização do Autismo, procurando assim aumentar o conhecimento sobre o autismo e fornecer mais informação sobre a importância do diagnóstico e da intervenção precoce. Os eventos para apoiar esta causa em Portugal são organizados pela Associação Vencer Autismo, fundada em 2010 com o objetivo de sensibilizar a opinião pública sobre o autismo e os seus efeitos sobre os indivíduos, famílias e sociedade, mas também para fornecer informação, recursos e formação para que as pessoas com autismo reduzam ao máximo a sua condição autista e possam viver uma vida com liberdade e autonomia.

 O autismo é um transtorno neurobiológico complexo que inibe a capacidade de uma pessoa comunicar e desenvolver relações sociais e é muitas vezes acompanhado de desafios comportamentais. Perturbações do espectro do autismo são diagnosticadas 1 em cada 88 crianças e 1 em cada 54 rapazes nos Estados Unidos da América, afetando cinco vezes mais rapazes do que raparigas. O Centro para Controlo e Prevenção de Doenças denominou o autismo como uma questão de saúde pública nacional, cuja causa e cura permanecem ainda desconhecidos.

Dê-nos a sua opinião

NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.diariodosul.com.pt reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.diariodosul.com.pt

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.