Programa de Aceleración
Diario do Sul
diario jornal

Projeto de cooperação transfronteiriça EUROACE_LERA

Programa Transfronteiriço de Aceleração

As inscrições para o Programa Transfronteiriço de Aceleração estão abertas. Até 24 de maio, os interessados podem apresentar uma ideia ou projeto de negócio em fase de desenvolvimento ou uma nova linha de negócios de uma empresa já estabelecida, para avaliação.

15 Maio 2018

Os projetos selecionados serão acompanhados durante cinco meses com formação especializada, tutoria, apoio de uma rede de mentores e orientadores e formação para acesso ao financiamento.
Este é um programa inserido no projeto de cooperação transfronteiriça EUROACE_LERA e que conta com parceiros portugueses e espanhóis, entre os quais, o Instituto Politécnico de Portalegre.

EUROACELERA é um projeto de cooperação transfronteiriça, co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) INTERREG EP-A Espanha V Portugal (POCTEP) 2014-2020, que promove o desenvolvimento das zonas fronteiriças de Espanha e Portugal.

O seu objetivo é transformar a EUROACE (Extremadura, Alentejo e Centro de Portugal) num pólo de desenvolvimento, atração e retenção de jovens talentos, através da criação de um ecossistema empresarial transfronteiriço.

O projeto EUROACELERA implicará a criação de uma comunidade Euroace para o empreendedorismo, acelerando projetos de negócios baseados no conhecimento, dando prioridade ao sector da população entre os 18 e os 35 anos de idade, estudantes, licenciados e graus de formação superior da Universidade, assim como jovens investigadores.
Este programa pretende estimular a criação de empresas como resultado de projetos de capacitação com potencial comercial, bem como linhas de trabalho que aproveitam os domínios científicos e tecnológicos pré-existentes e mais influentes no atendimento dos desafios competitivos das regiões participantes. Além disso, dará atenção especial ao hiato de género, à ruralidade e à dispersão territorial.

As regiões participantes já possuem estratégias regionais para a promoção da cultura empreendedora entre os mais jovens e para a aceleração conjunta de projetos empresariais baseados no conhecimento. A cooperação transnacional para estas regiões no âmbito do POCTEP torna-se uma oportunidade para a realização de um modelo uniforme de intervenção transfronteiriça, a conexão supra-regional deste modelo, bem como para a dinamização internacional de startups locais.

O projeto conta com um consorcio formado por 14 entidades:
- Extremadura Avante Servicios Avanzados a Pymes, S.L.U
- Dirección General de Empresa y Competitividad de la Junta de Extremadura
- Fundecyt-PCTEX
- Dirección General de Formación Profesional y Universidad de la Junta de
Extremadura
- Instituto de la Juventud de Extremadura
- Instituto de la Mujer de Extremadura
- Asociación de Jóvenes Emprendedores y Empresarios de Extremadura
- Inversiones Sunhunter
- Conector IDE
- Associação Nacional de Jovens Empreendedores (ANJE)
- Instituto Politécnico de Leiria
- Instituto Politécnico de Portalegre
- Instituto Pedro Nunes
- Universidade de Évora

Dê-nos a sua opinião

NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.diariodosul.com.pt reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.diariodosul.com.pt

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.