Diario do Sul
diario jornal

Efeméride

Évora recebe 66º aniversário da Força Aérea Portuguesa

Évora foi a cidade escolhida pela Força Aérea Portuguesa (FAP) para celebrar o seu 66.º Aniversário, que se assinala no dia 01 de julho. Do programa das comemorações constam a cerimónia militar, concerto pela Banda da Força Aérea e um Festival Aéreo no Aeródromo Municipal de Évora, para além de uma exposição estática de aeronaves, onde estarão presentes, entre outros meios aéreos, o F-16 e o Alpha-jet.

21 Junho 2018

As celebrações do 66º aniversário da FAP em Évora ocorrem em paralelo com a Feira de S. João e no dia da inauguração deste certame abrirá ao público a exposição “100º Aniversário do Armistício – Évora pela Paz”, organizada pela Câmara Municipal com o apoio da Força Aérea Portuguesa, na qual se inclui a exposição de um avião Tiger. A Banda da Força Aérea dará o concerto de abertura da Feira.

Entretanto, será no fim-de-semana de 30 de junho e 1 de Julho, que a FAP concentrará as celebrações deste aniversário. Assim, no sábado terá lugar na Praça de Giraldo a cerimónia militar e no domingo - Dia da Força Aérea - será a vez do Aeródromo Municipal receber o Festival Aéreo (16h00), devendo os treinos aéreos decorrer durante a tarde de sábado. O público terá ainda a possibilidade de se inscrever para visitas a unidades de indústria aeronáutica no parque instalado junto ao aeródromo (local onde estará uma exposição estática organizada pelo Cluster de Aeronáutica, Espaço e Defesa) e ver como são construídas peças de aviões.

Para além do Festival Aéreo, com exibições das Patrulhas ADPA (helicópteros), YAKSTARS, La March Vert (Acrobática de Marrocos), batismos de voo, paraquedismo e outros, o dia 1 de Julho ficará marcado também pela inauguração de um monumento alusivo no Aeródromo Municipal.

O programa prevê ainda a realização de várias conferências, no Palácio D. Manuel, destinadas aos mais novos e ao público em geral sobre os desafios da Força Aérea Portuguesa num mundo em constante mudança e, também, sobre os desafios que enfrenta o Alentejo ao nível da estratégia em torno da especialização inteligente e indústria aeronáutica.

Por fim, a Força Aérea e a Câmara Municipal de Évora organizam, em conjunto, uma prova de Orientação, que terá lugar no interior das muralhas da cidade, a 28 de junho, pelas 20h00, contando com o apoio da Associação de Deficientes das Forças Armadas – Delegação de Évora e da Federação Portuguesa de Orientação.

Para mais informações, ver o Programa integral das comemorações em: http://www.cmevora.pt

Dê-nos a sua opinião

NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.diariodosul.com.pt reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.diariodosul.com.pt

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.