euroace
Diario do Sul
diario jornal

Projeto sensible de volta com resultados

Novos resultados obtidos pela EDP

EDP apresenta na segunda-feira os primeiros resultados do projeto pioneiro de armazenamento de energia que instalou em Valverde

Autor :Redação

28 Junho 2018

É apresentado esta segunda-feira, 2 de julho, na Casa do Povo de Valverde, o Sensible, o projeto-piloto de 15 empresas europeias, entre elas a EDP Labelec, a EDP Distribuição, a Siemens e o INESC Porto, que está a testar tecnologias de gestão e armazenamento de energia. O projeto está a ser realizado a nível europeu, e o
Alentejo foi escolhido como um dos três locais de estudo.


O Sensible pretende demonstrar o benefício da integração de sistemas de baterias na rede de distribuição e das soluções de autoconsumo a nível residencial, assim como o benefício que a rede e o consumidor podem conseguir com novos modelos de negócio e mecanismos de mercado, numa altura de grande penetração das energias renováveis. Para isso, foram instalados painéis solares e baterias de armazenamento nas casas de 25 famílias da aldeia de Valverde, que no final dos estudos vão poder ficar com estes equipamentos.


Agora, depois de um período de estudo dos consumos destas 25 casas e da rede elétrica de Valverde, será possível conhecer as primeiras conclusões deste projeto pioneiro, que vai permitir estimar poupanças nos consumos anuais das famílias e melhorias de eficiência na rede elétrica.
No evento, marcado para a manhã desta segunda-feira, vão estar os responsáveis da EDP pelo projeto-, assim como o presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá e o presidente da Junta de Freguesia de Valverde, Joaquim Pimpão. Vão ser apresentadas conclusões do projeto e visitados os locais do estudo.

Reveja aqui a última reportagem que fizemos:

https://bit.ly/2Izs2g7

Dê-nos a sua opinião

NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.diariodosul.com.pt reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.diariodosul.com.pt

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.