Diario do Sul
diario jornal

DIÁRIO DO SUL debate sobre Jornalismo Digital em Mérida

DIÁRIO DO SUL participou numa mesa redonda o Primeiro Encontro Internacional sobre Jornalismo Digital, em Mérida

O segundo dia do I Encontro Internacional sobre Jornalismo Digital + Cultura / Mojo + C, organizado pelo Festival Internacional de Teatro Clássico de Mérida, teve como tema central a informação cultural na área local e o uso do jornalismo digital nas redações da região.

Autor :Redação

05 Julho 2018 | Publicado : 13:13 (05/07/2018) | Actualizado: 13:14 (05/07/2018)

A convite da organização, o diário do sul foi o único jornal português presente. José Piçarra, administrador do Diário do Sul, apresentou em resumo a situação atual dos media em Portugal, referiu que o declínio do investimento publicitário no mercado português nos jornais impressos está associado a um aumento exponencial dos meios digitais. Alertou ainda para a necessidade da Europa cobrar taxas aos “gigantes tecnológicos” - pela utilização dos contéudos dos editores - por ficarem com a maior parte do mercado publicitário sem as obrigações dos media. Referiu que um dos caminhos para o futuro dos jornais regionais é utilizar novas plataformas e novos meios de produção de conteúdos.
A diretora, Ana Galán, da Regiondigital.com – parceiro digital do diário do sul - recordou que em 18 anos, "pássamos a ter que explicar o que era a Internet, a gerações que agora consomem conteúdos”.
Durante o evento, a diretora da Regiondigital.com, Ana María Galán Acosta, lembrou que nos 18 anos de história do meio que orienta, "passámos a ter que explicar o que era a Internet, para gerações que hoje consomem conteúdo e que nasceram na era digital ".
Depois de referir aos "nativos digitais", Galán destacou que o jornalismo digital "não pode cair diretamente no jornalista off-road", mas deve servir para "ser uma fonte de emprego".
De acordo com as suas palavras, "nós percebemos que os vídeos culturais têm um grande público", daí "promovermos" a presença deles na Regiondigital.com.
O diretor da Corporação de Mídia Audiovisual Extremeña (CEXMA), Urbano García, explicou que o jornalista é o "primeiro passo" da informação. Contudo, hoje existem novos mídias e avanços tecnológicos, que representam uma revolução "sem precedentes" e que "nos fazem constantemente sair da
nossa zona de conforto".
Recorde-se que o 1o Encontro Internacional de Jornalismo Movil + Cultura / Mojo + C está a decorrer desde terça-feira na capital da Extremadura, organizado pelo Festival de Mérida, com o firme objetivo de valorizar o jornalismo digital.

Dê-nos a sua opinião

NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.diariodosul.com.pt reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.diariodosul.com.pt

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.