Diario do Sul
diario jornal

Evento

DARK SKY® PARTY ALQUEVA É JÁ NOS DIAS 13 E 14 DE JULHO NO CAMPINHO, REGUENGOS DE MONSARAZ

Será já nos próximos dias 13 e 14 de Julho que decorrerá o evento das estrelas mais es-perado do ano, a VII Edição da Dark Sky® Party Alqueva! Localizada junto ao Grande Lago Alqueva, no Parque de Merendas (Ancoradouro) do Campinho, o programa deste ano conta com um cartaz repleto de atracções para proporcionar duas noites inesquecí-veis sob o céu estrelado da Reserva Dark Sky®.

05 Julho 2018

O programa de dia 13 de Julho começa às 20H30 com a abertura do recinto ao público. A primeira apresentação intitulada “Os Planetas ao Som das Estrelas”, está marcada para as 21h30 e estará a cargo do Tiago Campante, do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

De seguida vamos “De Lisboa para o Espaço” com a apresentação da Vera Pinto, Policy Officer - Galileo and EGNOS – Programme Management and GNSS Policy, DG Growth, European Commission.

Às 22h30, decorrerá o lançamento de mais uma Edição Limitada do Gin Sharish Dark Sky® Alqueva. Nos intervalos das actividades entre as 21h30 e as 00h00, e porque estamos junto ao Lago Alqueva, pode experimentar dar uma volta de canoa com a Break Momentos Fantásticos pelo que aconselhamos que traga fato de banho e toalha.

Logo às 23h00 tem início o Concerto Meditativo Moksha Sound Journeys, Inspirado na relação harmónica e expressão saudável dos cinco elementos, procura-se despertar a sensibilidade e os sentidos, proporcionando uma reflexão de corpo e alma rumo ao equilíbrio.

Para terminar a noite de sexta em grande, entre as 23h30 e as 2h00 decorrerão as Observações noturnas. Visitas guiadas ao céu a olho nu e com telescópios acompanhadas pelas astrofísicos do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço.

No dia 14 de Julho, a programação começará às 17h30 com diversas actividades. Pelas mãos da Body Painter Lídia Charrua miúdos e graúdos podem ter uma lua, uma galáxia, um planeta ou o Dark Sky® Alqueva numa perna, num braço, no rosto e assim celebrar o momento. Esta actividade durará até 20h30. Paralelamente e entre o mesmo horário, poderá fazer uma Wine Tasting, com a Casa Agrícola Alexandre Relvas.

O Sol será a estrela da tarde e pode ser observada em segurança através de telescópio solar na companhia dos Guias do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço das 18h00 às 19h00. Entre as 18H30 e as 19H00 poderá ainda participar no Workshop “Com as estrelas entre os dedos” apresentado pelo mesmo Instituto. Os conjuntos de estrelas que vemos na abóbada celeste parecem desenhar figuras que inspiraram os nomes das constelações. Mas as estrelas estão espalhadas pelo espaço, e as que parecem ser vizinhas no céu, em profundidade podem estar muito longe umas das outras. Nesta atividade, construa um modelo da distribuição das estrelas de algumas das constelações, e imagine que nome as constelações teriam se as víssemos a partir de um outro lugar da nossa galáxia. Pelo caminho ficará a saber um pouco mais sobre as estrelas e as suas cores.

Para nos despedirmos do pôr-do-sol, nada melhor que participar numa Aula do Yoga “Viajando do Macro ao Microcosmos” orientada pela Professora Cláudia Martins do Centro do Yoga - Áshrama Évora Dhyána.

A partir das 21H30 arrancam as palestras com “A Expansão do “Nosso” Universo Dark Sky® Alqueva” apresentado pelo Miguel Claro, Astrofotógrafo Oficial do Dark Sky® Alqueva, ESO Photo Ambassador e TWAN Photographer.

Às 22H00, e fruto da parceria com a Embaixada dos Estados Unidos da América em Lisboa, teremos o nosso convidado especial Thomas E. Markusic, da Firefly Space Systems que nos falará sobre a “Newspace” (palestra apresentada em inglês americano).

De seguida e a terminar o momento das palestras temos o Astrónomo José Augusto Matos que nos vai falar de “De que é feito o Universo”, e presentear-nos com uma visita guiada ao céu a olho nu.

Às 23H00 e para quem aprecia um dos produtos regionais mais importantes deste território chega a vez da Prova Cega de Vinhos “Via Vínica na Via Láctea” apresentada pelo perito da Louro Wines, João Passos. Sob o céu estrelado o participante terá de usar todos os restantes sentidos para descobrir se está a provar um vinho tinto, rosé ou branco. Parece fácil mas sem a visão a ajudar não será assim tão óbvio. Venha testar os seus conhecimentos num ambiente descontraído. Depois de desvendados os segredos poderá continuar a saborear os vinhos a prova e assim conhecer melhor o nosso parceiro produtor.

Entre as 23H30 e as 0H15 haverá espaço para a Sessão de Contos, Mitos e Lendas de Astronomia patrocinado pela Diputación de Badajoz e que será apresentado em idioma espanhol. Entre as 23H30 e a 1H00, realizar-se-á uma sessão de Astromagia “Abracadabra Luna de Plata… igualmente patrocinada pela Diputación de Badajoz, também em idioma espanhol.

Será sem dúvida uma noite dedicada ao fascínio e ao passeio por este nosso maravilhoso Universo que nos rodeia. E por isso nada melhor que terminar a noite a observar o céu profundo na companhia dos Guias do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e Guias Dark Sky® Alqueva que estarão à disposição de todos entre as 23H00 e as 2H00 da madrugada. A proximidade da Lua Nova proporciona-nos noites escuras que nos permitem apreciar os objectos do céu profundo, como enxames de estrelas, galáxias e nebulosas, ou simplesmente observar alguns planetas fascinantes como Marte, Júpiter e Saturno.

Esta edição é organizada em parceria com ATLA - Associação Transfronteiriça de Municípios  Lago Alqueva, com a Diputación de Badajoz, com a Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz e com a União de Freguesias de Campo Campinho. E conta também com o apoio do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, da Casa Alexandre Relvas, da Louro Wines, do Gin Sharish, do Áshrama Évora Dhyána - Centro do Yoga, do Monte de Palaios, da Embaixada dos Estados Unidos da América em Lisboa e dos Membros da Rota Dark Sky® Alqueva. Enquadrada nas actividades do projecto transfronteiriço co-financiado pelo POCTEP, Rotas e Desenvolvimento Cultural Lago Alqueva 2020 - RDC LA_2020, na área da dinamização do Destino Dark Sky® Alqueva.

Veja aqui edições anteriores:

https://bit.ly/2MMkJnN

https://www.youtube.com/watch?v=uRct_LbthxI

Dê-nos a sua opinião

NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.diariodosul.com.pt reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.diariodosul.com.pt

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.