Diario do Sul
diario jornal

No Campinho, Reguengos de Monsaraz

DARK SKY PARTY - Alqueva - Milhares de olhos postos nas estrelas

A pacata aldeia de Campinho, no concelho de Reguengos de Monsaraz, duplicou a sua população no último fim-de-semana com a realização da 7ª edição do Dark Sky Alqueva que reuniu no parque de merendas e no ancoradouro desta povoação cerca de dois mil amantes de observação de estrelas e da astrofotografia.

Autor :Redação

18 Julho 2018 | Publicado : 11:22 (18/07/2018) | Actualizado: 11:28 (18/07/2018)

Durante 48 horas, a Festa das Estrelas, que contou com a presença da Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho na sessão de abertura, ofereceu uma panóplia de atividades, desde sessões de observação
astronómica, acompanhadas por astrofísicos do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, a aulas de yoga ao ar livre, a sessões de observação, ou uma prova cega de vinhos da Louro Wines ou o lançamento da segunda edição do Gin Sharoish Dark Sky Alqueva, entre muitas outras atividades.
“O mercado do céu escuro e da observação das estrelas está em crescimento, não só em Portugal, mas um pouco por todo o Mundo, e a comprová-lo está o facto de neste, fim-de-semana, termos conseguido reunir no Campinho cerca de dois mil ‘amantes’ deste tipo de atividade”, esclarece Apolónia Rodrigues, da Dark Sky Alqueva, cuja sede é na antiga escola primária da Cumeada.
“A chave do nosso sucesso passa por associar as potencialidades da nossa região a um evento que reúne, em 48 horas, ciência, experiência, degustação de produtos regionais, atividades desportivas, tendo sempre como fio condutor o céu escuro e estrelado desta região do Alentejo, em que o céu sobre o Alqueva é peça central”, frisou ainda.
Em jeito de balanço, Apolónia Rodrigues relembra que a primeira Festa das Estrelas contou apenas com a presença de 45 pessoas e agora foram cerca de duas mil, sendo que muito boa parte dessas pessoas vieram do estrangeiro. 


Starlight Tourism Destination

O Dark Sky Alqueva é o primeiro Starlight Tourism Destination do mundo e cobre uma área de quase 10.000 km2 em torno do Lago Alqueva, incluindo concelhos portugueses e espanhóis.
O Observatório oficial do Dark Sky, localizado na Cumeada, Reguengos de Monsaraz, sede do Dark Sky Alqueva, está equipado com telescópios de vanguarda para observação solar e astronómica que permitem uma experiência visual única desde os planetas, às crateras da Lua, passando pelo céu mais profundo, com uma viagem cósmica por entre as nebulosas, galáxias e enxames de estrelas.
A sede a situa-se num está num edifício recuperado é uma antiga escola primária reabilitada pelo Município de Reguengos para albergar o observatório. Todas as luzes públicas de toda a vila foram substituídas por luzes LED em 2016 apontadas para o chão para reduzir a poluição luminosa. Este esforço para respeitar o céu noturno é uma parceria entre a EDP, o concelho e o Dark Sky Alqueva.
Este espaço oferece ainda uma grande variedade de atividades que permitem aliar à observação astronómica como relaxar ao pôr-do-sol, degustar um cocktail ou fazer uma prova cega de vinhos à luz das estrelas. Fora de portas e em plena natureza, é ainda possível realizar passeios pedestres, passeios a cavalo ao luar ou workshops de astrofotografia.
Para além destas actividades, o Dark Sky Alqueva, com a ajuda de parceiros, pode ainda providenciar atividades como canoagem noturna, passeios de barco ou de balão no Alqueva, paddle, team building, orientação, yoga, provas desportivas, entre muitas outras. É ainda possível pernoitar nas várias unidades de alojamento de turismo em espaço rural.
Miguel Claro é embaixador fotográfico do European Southern Observatory, membro do The World At Night e o astrofotógrafo oficial da Rota Dark Sky, e explica o que este local tem de tão especial. “Este é um lugar que têm poluição luminosa muito baixa, onde os visitantes podem desfrutar de oportunidades únicas e inigualáveis para ver o céu noturno. Em grande parte da Europa, cada vez menos pessoas conseguem ver a Via Láctea a olho nu dado o aumento desmesurado da poluição luminosa, tornando o Alqueva uma pérola da Europa, dada as excelentes condições atmosféricas e escuridão do céu, tornam possível aos visitantes desfrutarem de um céu estrelado durante a maior parte do ano.”
A Reserva Dark Sky Alqueva integra os municípios de Reguengos de Monsaraz, Portel, Alandroal, Mourão, Moura e Barrancos.

Dê-nos a sua opinião

NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.diariodosul.com.pt reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.diariodosul.com.pt

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.