Diario do Sul
diario jornal

Nos dias 17 e 24 de agosto

“Acampar na Biblioteca” é a proposta da União das Freguesias de Bacelo e Sr.a da Saúde

Promover a leitura, valorizar a criatividade e originar momentos memoráveis são alguns dos objetivos da iniciativa “Acampar na Biblioteca” que vai ser promovida em duas datas distintas pela União das Freguesias de Bacelo e Senhora da Saúde, de Évora.

Autor :Marina Pardal

16 Agosto 2018

A atividade é dirigida a crianças e jovens e vai ter lugar nos dias 17 e 24 deste mês, uma em cada um dos edifícios desta união de freguesias. De acordo com Gertrudes Pastor, presidente da União das Freguesias de Bacelo e Senhora da Saúde, “é a primeira vez que esta iniciativa tem lugar na programação dos Polos de Leitura desta união das freguesias, tendo sido já realizada na Biblioteca Pública de Évora”.
Na sua perspetiva, “passar uma noite na biblioteca terá como objetivos chamar a atenção para a importância da leitura e para o papel fundamental dos livros na infância”, acrescentando que, “tendo como base a promoção e mediação da leitura, pretende-se valorizar a criatividade e a imaginação e originar momentos memoráveis em torno do livro e da narração de histórias”.


A autarca salientou também que “esta atividade é, principalmente, vocacionada para crianças e jovens da nossa
área das freguesias, no entanto é aberta a quem mais queira participar”. Explicou que “o nosso objetivo, quando dinamizamos iniciativas como estas, é a de obter o máximo de participação possível”, considerando que “não se devem levantar obstáculos, sobretudo económicos, pelo que se trata de uma iniciativa sem custos para os participantes”.
Segundo Rui Melgão, animador das bibliotecas desta união de freguesias, “a iniciativa 'Acampar na Biblioteca' está agendada para os dias 17 e 24 deste mês, sendo que na primeira data vai acontecer no edifício do Bacelo e na segunda data no edifício da Senhora da Saúde”.
Esclareceu que “ambas estão marcadas para as 21 horas, prevendo-se que terminem cerca das 9 horas do dia seguinte, altura em que os pais virão buscar os filhos”. O mesmo responsável adiantou que “esta atividade consistirá num conjunto de jogos e numa dinâmica de leitura
com histórias e contos dentro da temática da noite”. Especificou que “os participantes terão de trazer colchonete, saco-cama e os agasalhos que acharem necessários, além de estojo de higiene e toalha”. Rui Melgão referiu também que “haverá uma pequena ceia antes de dormir e pequeno-almoço à alvorada”, destacando que “todas estas informações são facultadas previamente aos responsáveis pelas crianças”.


Na opinião do animador, “para além da ideia de promover o livro e a leitura, com esta iniciativa queremos também promover a autonomia das crianças, num espaço lúdico por natureza e propício a aventuras à volta do imaginário das histórias”. Constatou que “as crianças, convivendo em grupo e sem os pais, adquirem a capacidade de se conduzir e de tomar decisões por si próprios, levando em conta regras, valores e a perspetiva pessoal, bem como a perspetiva do outro”.
As inscrições decorrem até ao dia 15 deste mês, no caso da atividade do dia 17, e até 22 de agosto, para a outra data. Mais informações pelos telefones 266 703 919 ou 266 744 220.

Dê-nos a sua opinião

NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.diariodosul.com.pt reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.diariodosul.com.pt

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.