Diario do Sul
diario jornal

Sobre a obra de Florbela Espanca

Vitorino Salomé e Catarina Luís estreiam projecto musical em Évora

Vitorino Salomé e Catarina Luís escolheram Évora para apresentar, em estreia absoluta, o espectáculo Com Florbela na Voz.

Autor :Nota de Imprensa

28 Agosto 2018 | Publicado : 16:04 (28/08/2018) | Actualizado: 16:38 (28/08/2018)

 No dia 5 de Setembro, às 22 horas, na Praça do Sertório daquela cidade vão escutar-se temas inéditos sob a obra literária de Florbela Espanca, para além de outros a ela relacionados.
Vitorino Salomé, o director musical do projecto que tem como objectivo a gravação de um trabalho discográfico, convidou, há cerca de um ano, vários compositores à criação musical, para a voz da eborense Catarina Luís (pseudónimo de Gisélia Silva e que recentemente decidiu
assim homenagear os seus pais). O espectáculo Com Florbela na Voz, integrante do festival Artes à Rua, desenvolve uma abordagem artística contemporânea, em que uma voz, acompanhada ao piano e por um quarteto de instrumentos acústicos, promete transportar o público para sonoridades de origem tradicional alentejana e/ ou portuguesa, através das palavras intemporais de Florbela.

Vitorino, para além de dirigir o Projecto, assina a composição de alguns dos temas, convidando também Amílcar Vasques-Dias, Sérgio Costa, João Bacelar. Foram assim seleccionados os compositores, alguns alentejanos, outros apaixonados pelo Alentejo, que se dedicam à composição musical dos poemas criteriosamente escolhidos.
Desenhou-se então um espectáculo musical forte, baseado na obra da calipolense Florbela Espanca. Em sua homenagem reúnem-se músicos com diferentes experiências, sensibilidades, olhares múltiplos e objectivamente comuns sobre uma obra de referência da literatura
portuguesa.

Dê-nos a sua opinião

NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.diariodosul.com.pt reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.diariodosul.com.pt

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.