Diario do Sul
diario jornal

Sessão comemorativa decorre a 15 de setembro no Porto

Associação assinala 20 anos em prol da cirurgia ambulatória em Portugal

A Associação Portuguesa de Cirurgia Ambulatória (APCA) vai organizar uma sessão comemorativa de homenagem a todos aqueles que mais de destacaram nos últimos 20 anos de cirurgia de ambulatório, no nosso país, no próximo dia 15 de setembro, pelas 14h30, nas instalações da Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos, no Porto.

Autor :COMUNICADO DE IMPRENSA

05 Setembro 2018

“O êxito da cirurgia ambulatória passa, sobretudo, pela multidisciplinaridade, onde estão envolvidos diferentes grupos de profissionais, garantindo segurança e elevados índices de qualidade no tratamento dos doentes”, explica Carlos Magalhães, presidente da APCA.

E relembra: “No início da cirurgia ambulatória havia muita desinformação e receio de que podia ser um perigo o doente ser operado e ir para casa, mas hoje já sabemos que os doentes em regime de ambulatório são tratados da mesma forma como se fossem internados, mas com níveis de qualidade e de satisfação maiores e com a mesma segurança, diminuindo infeções hospitalares”.

Este ano, o grande marco da cirurgia de ambulatório foi a criação, em decreto-lei, pelo Ministério da Saúde, de um Grupo de Trabalho para o Acompanhamento do Desenvolvimento da Cirurgia de Ambulatório (GTADCA), coordenado pela APCA, com o objetivo de proceder à avaliação da cirurgia ambulatória, nos últimos 10 anos, em Portugal, e identificar áreas de intervenção prioritária.

A cirurgia em regime de ambulatório tem tido, nos últimos anos, em Portugal, um desenvolvimento positivo, sendo que o principal fator de sucesso e desenvolvimento tem sido a sua característica multidisciplinar, envolvendo diferentes grupos profissionais, assim como a garantia de segurança e de elevados índices de qualidade no tratamento dos nossos doentes.

A Associação Portuguesa de Cirurgia Ambulatória (APCA) é uma instituição com o estatuto de utilidade pública e foi criada em setembro de 1998. O seu principal objetivo é a promoção da cirurgia de ambulatório, a nível nacional, contribuindo para o seu crescimento e implementação. Para mais informações consulte www.apca.com.pt

Dê-nos a sua opinião

NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.diariodosul.com.pt reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.diariodosul.com.pt

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.