Diario do Sul
diario jornal

Peças de Maria Balbina Leitão

Exposição Mover Co-Mover Ver

Foi no dia 10 de Setembro, pelas 16h, no corredor de acesso à Sala das Bellas Artes, na Biblioteca Geral de Évora, que se deu a inauguração da Exposição Mover Co-Mover Ver de Maria Balbina Leitão.

Autor :Leonor Centeno

13 Setembro 2018

O tema “Mover Co-Mover ver” é baseado no corpo e no movimento e os trabalhos presentes na exposição fazem parte de um projeto em construção em que os objetos/imagens são uma recolha de sentimentos e memórias partilhados com o espetador.

Maria Balbina Leitão, aluna de mestrado da UE refere que estas questões do corpo sempre lhe interessaram. “Este tema tem haver com o corpo enquanto entidade animada, na medida em que nos movemos e relacionamos uns com os outros. Dessa forma, vamo-nos incorporando numa quantidade de experiências (algumas delas prosaicas) e tudo isto nos torna aquilo que somos. O meu objeto de estudo é entender de que forma é que 'eu' sendo 'eu' consegue fazer, desenhar , pintar e tudo isso me transformou naquilo que sou hoje”, afirma. “A ideia que temos daquilo que somos é também um pouco imaginária. Todos os dias é uma construção e é isto que eu quero mostrar através destas três obras: o vídeo, a pintura e o tecido com a serigrafia e monotipia”, diz.

Na apresentação da exposição foi discutido o tipo de arte ali presente e o que representava. Maria Leitão explicava o porquê do tema e os convidados ia fazendo as suas observações. Houve quem tivesse discutido que nos dias de hoje são poucos os jovens que querem fazer coisas novas e revolucionárias e houve quem compara-se o trabalho da artista às artes rupestres. É daí que surge um debate entre os convidados e a artista sobre a “necessidade de desaprender”. De acordo com Maria Balbina Leitão, “é preciso desaprendermos de tudo para conseguir construir coisas novas, renascer”.

A exposição estará aberta até ao dia 10 de Outubro. 

Dê-nos a sua opinião

NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.diariodosul.com.pt reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.diariodosul.com.pt

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.