euroace
Diario do Sul
diario jornal

InteGrid

EDP Distribuição vai dar uma nova energia à relação dos cidadãos de Valverde

O projeto InteGrid, coordenado pela EDP Distribuição, conta com 14 parceiros de oito países e foi aprovado pela Comissão Europeia, no âmbito do programa Europeu Horizonte 2020, com um orçamento de 15 milhões de euros. O projeto vai permitir que 40 clientes, com instalações de Baixa Tensão (BT), façam uma melhor gestão dos seus consumos de energia.

Autor :Redação

23 Outubro 2018

A EDP Distribuição e os seus parceiros, de oito países, está a implementar um projeto inovador de redes inteligentes – o InteGrid. O projeto terá demonstrações em Estocolmo, na Suécia, em Ljubljana, na Eslovénia, e em Portugal, onde Valverde (Évora) é uma das localidades escolhidas para receber este projeto, conjuntamente com Caldas da Rainha, Samouco (Alcochete) e Mafra.
O InteGrid vai ser apresentado hoje à tarde, à população de Valverde, pelas 18h30, na Casa do Povo, numa sessão de lançamento do projeto que vai contar com a presença de Carlos Pinto de Sá, Presidente da Câmara Municipal de Évora, e de João Torres, Presidente da EDP Distribuição, entre outros convidados.
O InteGrid, coordenado pela EDP Distribuição, visa desenvolver soluções inovadoras de redes inteligentes, ao nível da flexibilidade do consumo de energia, dos sistemas de armazenamento de eletricidade e produção de energias renováveis. O projeto pretende também promover a eficiência energética através da instalação de equipamentos eficientes que, corretamente utilizados, levam a uma melhor gestão do consumo de energia. O objetivo é que o consumidor tenha um papel ativo no mercado de energia.
Para esse efeito, a EDP Distribuição vai instalar na casa de 40 clientes da localidade de Valverde, previamente selecionados, e sem nenhum custo associado, equipamentos eficientes, como sejam: máquinas de lavar roupa inteligentes, painéis solares, termoacumuladores, baterias ou sistemas de gestão de energia.
Os consumidores interessados em participar neste projeto devem consultar o regulamento e, no caso de cumprirem os requisitos estabelecidos, preencher o formulário disponível em https://integrid-h2020.eu/portugal.
Sobre o projeto:
InteGrid - Demonstration of Intelligent Grid Technologies for Renewables Integration and Interactive consumer participation enabling Interoperable market solutions and Internnected stakeholders - é um projeto coordenado pela EDP Distribuição que pretende demonstrar soluções inovadoras e competitivas à escala global, ao nível das redes inteligentes, e com forte penetração de
energias renováveis.

O projeto, constituído por 14 parceiros de oito países (Portugal, Áustria, Eslovénia, Suécia, Alemanha, Reino Unido, Holanda e Espanha), pretende instalar demonstradores de redes elétricas inteligentes em três países Europeus: Portugal (Caldas da Rainha, Samouco, Valverde e Mafra), Suécia (Estocolmo) e Eslovénia (Liubliana).
Este projeto recebeu financiamento do programa de pesquisa e inovação Horizonte 2020 da União Europeia sob o contrato de subvenção No 731218. O InteGrid tem um orçamento de 15 milhões de euros e tem a duração de 42 meses. Mais informação:
Web site do projeto: www.integrid-h2020.eu

Dê-nos a sua opinião

NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.diariodosul.com.pt reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.diariodosul.com.pt

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.