euroace
Diario do Sul
diario jornal

Na Universidade de Évora

III Encontro Ibero Americano de Turismo Rural

Decorreu na passada semana na Universidade de Évora e na Escola Superior de Mérida o :”III Encontro Ibero Americano de Turismo Rural”.

Autor :Nota de Imprensa

06 Novembro 2018

Este foi um evento que contou com centenas de participantes de cerca dezanove nacionalidades diferentes, cujo objetivo principal foi a partilha de experiências e conhecimento.
Recorde-se que esta estratégia Ibero Americana se iniciou em 2015 construída com base nas diferenças culturais, territoriais, sociais e identitárias, tendo desta ultima vez conseguido ainda envolver mais organizações e pessoas o que permitiu o alcance de novos públicos e novos territórios.
Na cidade de Évora e após dois dias de encontro foi assinada a: “Declaração de Évora”, um documento em que se pretende passar de uma arquitetura de desejos á edificação de obras. Agendadas estão um conjunto amplo de ações e atividades, focadas em princípios como a: cooperação, conhecimento, capacitação, comercialização e certificação.
Resultam deste encontro novos projetos, tais como o desenvolvimento de um mapeamento e base de dados on line, onde várias entidades dos países em causa se possam registar e a criação de um Grupo Ibero Americano para a investigação e Inovação em Turismo Rural, reunindo várias universidades e institutos de investigação.
O desenvolvimento de um programa de formação de agentes de Turismo Rural está também previsto bem como a criação de um produto piloto integrado de turismo rural ibero- americano.
O desenvolvimento de um sistema de certificação de excelência para a sustentabilidades dos estabelecimentos de turismo rural e a criação do Instituto Ibero Americano para o Turismo Rural, foram também acordados e uma das grandes conquistas deste encontro.
A preservação e valorização dos recursos endógenos dos territórios dos países aderentes, nomeadamente no que toca à biodiversidade, paisagens, património cultural e natural, bem como o empoderamento das suas populações continuam a ser o principal objetivo das entidades promotoras.

Dê-nos a sua opinião

NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.diariodosul.com.pt reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.diariodosul.com.pt

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.