euroace
Diario do Sul
diario jornal

AFN

SETENTA MUNICÍPIOS RECEBEM BANDEIRAS VERDES POR SEREM AMIGOS DAS FAMÍLIAS

No ano em que celebra 10 anos de atividade, o Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR) divulga hoje os resultados de 2018, o ano em que registou o maior número de participantes no inquérito – 130 municípios, distinguindo 70 por práticas efetivas de apoio às famílias.

Autor :Nota de Imprensa

08 Novembro 2018

Isabel Paula Santos, responsável do Observatório refere que “é impressionante verificar o que os municípios evoluíram em 10 anos nas práticas de apoio às famílias e como o conceito está a alargar-se geograficamente, num ótimo efeito de contágio”.

 Das 70 autarquias distinguidas, sete delas já o são há dez anos, recebendo por isso um galardão especial. “Estamos a falar de Angra do Heroísmo, Cantanhede, Torres Novas, Torres Vedras, Vila de Rei, Vila Real de Santo António e Vila Real”, esclarece Isabel Paula Santos. “Todas elas foram absolutamente inovadoras quando iniciaram as práticas de apoio às famílias: os tarifários familiares da água, os bancos de manuais escolares, os ATL’s gratuitos, as redes de transportes e outras iniciativas que, à época eram verdadeiramente pioneiras”.

 O inquérito do Observatório avalia iniciativas dos municípios em 12 áreas, entre as quais o apoio prestado à maternidade e paternidade, o apoio às famílias com necessidades especiais, medidas de conciliação entre trabalho e família, serviços básicos, educação, habitação, transportes, saúde, cultura, desporto e tempo livre e participação social.

 Entre as medidas valorizadas estão os apoios ao nascimento (incluindo alimentação dos bebés e fraldas), pagamento de creches e jardim-de-infância, comparticipação de consultas de oftalmologia e apoio à aquisição de óculos, bancos de medicamentos e comparticipação de medicamentos, oferta de vacinação fora do Plano Nacional de Vacinação, cantinas sociais e cantinas escolares abertas durante os períodos de pausas escolares, e transportes escolares gratuitos até ao 12º ano.

 Em 2018, 42% dos municípios nacionais participaram no inquérito do Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis. Os distritos com maior número de autarquias distinguidas foram os distritos de Lisboa (11), Coimbra (9), Santarém (7) e Aveiro (7). Isabel Paula Santos refere que “o objetivo é atingir 100% de cobertura nacional, potenciando as boas experiências em benefício de todos: autarquias e munícipes”.

 O Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis foi criado em maio de 2008 pela Associação Portuguesa de Famílias Numerosas e tem como principais objetivos acompanhar, galardoar e divulgar as melhores práticas das autarquias portuguesas em matéria de responsabilidade familiar. Tendo como Mecenas a Fundação Millennium BCP, é o único Observatório que avalia políticas locais com esta abrangência: cobertura territorial e áreas avaliadas.

 Este ano de 2018 o OAFR passou a pertencer também à Rede Europeia de Municípios Amigos das Famílias.

A cerimónia de entrega das bandeiras aos municípios premiados  terá lugar no dia 21 de novembro às 17h , na Sede da Fundação CEFA, sito na  Rua do Brasil, 131, em Coimbra.

 Para mais informações consultar o site do Observatório ou através do email geral@observatorioafr.org .

Dê-nos a sua opinião

NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.diariodosul.com.pt reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.diariodosul.com.pt

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.