Malo
Diario do Sul
diario jornal

Dia 9, na Escócia

Eborense Filipe Fialho disputa Europeu de Corta-Mato

O jovem Filipe Fialho, formado nas “escolas” do Grupo Desportivo Diana, atualmente a representar o Sport Lisboa e Benfica, vai disputar no próximo domingo, o Campeonato da Europa de Corta-Mato, integrado na Seleção Nacional, sub 23.

Fonte: Redacção «Diário do SUL»

03 Dezembro 2018

Depois das vitórias no corta-mato da Amora e de Torres Vedras, no seu escalão, a confirmação da chamada à Seleção Nacional surgiu após o quarto lugar no 37º Cross Internacional de Alcobendas, em Espanha. Natural de Évora, com 21 anos, Filipe Fialho já tinha representado Portugal, em 2016, no Campeonato do Mundo de Juniores em Atletismo, que teve lugar na Polónia. “Esta participação será totalmente diferente do mundial de juniores (sub-20) de pista ar livre, pois esta será em corta-mato e num europeu o nível competitivo não é tão elevado, pois não estão presentes, por exemplo, os atletas africanos”.

Para a competição de Tilburg, agendada para as 12h05 (uma hora menos em Portugal), Filipe Fialho espera “defender e honrar da melhor maneira que conseguir as cores de Portugal. Espero poder aplicar no eurocross de Tilburg todo o trabalho desenvolvido durante os últimos meses e, de certa forma, colher os frutos de todo esse esforço e dedicação”.

A defender as cores do Benfica desde o último período de transferências (Outubro 2018), Filipe Fialho mostra-se motivado para mais esta experiência internacional. “Espero mostrar todo o meu potencial e cruzar a linha de meta satisfeito com o que fiz nos 8kms que ficaram para trás”, frisa.

“As experiências em grandes competições são sempre boas para ganhar experiência e ‘estaleca’ nestes palcos. Ninguém nasce ensinado e é muito importante ter abordagens anteriores para nos ambientarmos a este nível e podermos progredir de umas vezes para as outras, até conseguirmos, quem sabe, resultados de grande nível para o país”, acredita.

Sem nunca esquecer as suas raízes e as conquistas obtidas com a camisola do Grupo Desportivo Diana, coletividade que dia 7 de dezembro assinala o seu 60º aniversário, Filipe Fialho afirma que a adaptação ao novo clube está a correr bem, “visto que tenho conseguido apresentar-me a um excelente nível nas provas já realizadas e inclusive consegui alcançar o objetivo de inverno que era um lugar na seleção que irá participar no próximo campeonato da Europa de corta-mato”.

“Tendo em conta que o espaço temporal entre a transferência e o objetivo referido é curto, ainda não deu para experiênciar significativamente as diferenças de trabalho, mas sim a diferença de dimensão e de condições existentes, pois o SL Benfica oferece mais, nomeadamente ao nível do apoio médico e logístico”, revela o jovem eborense.

 

Lista de convocados:

Seniores femininos: Salomé Rocha, Catarina Ribeiro, Sara Moreira, Inês Monteiro e Jessica Augusto (todas do Sporting), Marta Pen Freitas (Benfica).

Seniores masculinos: Rui Pinto, André Pereira (ambos do Benfica), Miguel Marques e António Silva (ambos do Sporting).

Sub-23 femininos: Lília Martins (J. Vidigalense), Manuela Martins (Maratona) e Helena Alves (UD Várzea).

Sub-23 masculinos: João Pereira (Maratona), Filipe Fialho (Benfica), Ricardo Ferreira (Novas Luzes) e Pedro Silva (Póvoa Varzim).

Sub-20 femininas: Mariana Machado (Sporting de Braga), Lia Lemos (Maia AC), Patrícia Silva (Benfica) e Laura Taborda (Sporting).

Sub-20 masculinos: Isaac Nader, Duarte Gomes e Miguel Ribeiro (todos do Benfica), e Nuno Pereira (Sporting).

Estafeta: Salomé Afonso (Sporting), Cátia Santos (GD Estreito), Paulo Pinheiro (Sporting) e Emanuel Rolim (Benfica).

Dê-nos a sua opinião

NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.diariodosul.com.pt reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.diariodosul.com.pt

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.