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CONVITE À APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS

APOIO AO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS

APOIO AO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E CONTACTOS INTERNACIONAIS PARA ORGANIZAÇÕES E PROFISSIONAIS DO SECTOR CULTURAL E CRIATIVO, SEDEADOS NO ALENTEJO CENTRAL

12 Dezembro 2018

A CIMAC, Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, lança o presente aviso no âmbito do projecto
Chebec com o objectivo de apoiar o desenvolvimento de competências e contactos internacionais para
organizações e profissionais do sector cultural e criativo, sedeados no Alentejo Central.

O projecto Chebec - Hacking the Mediterranean economy through the Creative and Cultural Sector é
um projecto com a duração de 30 meses que reúne 10 parceiros formais e 5 parceiros associados desde
França, Itália, Malta, Portugal, Espanha aos Balcãs com a Bósnia Herzegovina e Sérvia. Procura responder
a um dos maiores desafios do sector cultural e criativo no Mediterrâneo: como apoiar o acesso das indústrias culturais e criativas (ICC) a novos mercados mantendo a sua identidade, com a finalidade de favorecer a atractividade do sector cultural e criativo na zona MED para pessoas e organizações. O Chebec experimentará um programa de apoio integrado para empresas, profissionais e outras organizações do sector, através do desenvolvimento de competências e contactos internacionais. Esta acção piloto inclui um conjunto de ferramentas inovadoras de suporte à internacionalização das ICC:
? Participação em acções de mobilidade e eventos de matching, entre ICC dos restantes
territórios Chebec;
? Participação em acções de formação/mentoria
? Ferramentas de check-up para empresas e profissionais;
? Acesso a vouchers de inovação
GRUPO ALVO / BENEFICIÁRIOS DO PROGRAMA
Podem candidatar-se ao programa micro, pequenas e médias empresas, freelancers / profissionais e
associações do sector cultural e criativo, desde que sedeados em qualquer concelho do Alentejo Central.
O nível médio da língua inglesa é requerido.
FOCUS SECTORIAL
Para a participação no programa é dada preferência a organizações com focus sectorial nas artes
performativas (teatro, música, artes circenses, marionetas, dança e street art), Artes visuais (pintura,
desenho, fotografia, artes digitais, artes gráficas, escultura, filme e vídeo), Literatura, livros e leitura
(escrita criativa, publicação, tradução), Arquitectura e Design e artes aplicadas(design de moda, design
gráfico e artesanato de expressão tradicional ou artesanato urbano).
ACTIVIDADES DO PROGRAMA
Os seleccionados irão beneficiar de um programa de apoio ao desenvolvimento de competências e
internacionalização, realizado em 3 fases:
1. Actividades locais/regionais

CONVITE À APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS
APOIO AO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E
CONTACTOS INTERNACIONAIS PARA ORGANIZAÇÕES E
PROFISSIONAIS DO SECTOR CULTURAL E CRIATIVO,
SEDEADOS NO ALENTEJO CENTRAL

Oferta formativa, mentoria e coaching, com a duração de 4 dias (não seguidos), em Évora,
sobre 2 pilares fundamentais:
a. Empreendedorismo. Exemplos de conteúdos formativos: esquemas de financiamento
(crowdfunding, patrocínios, matchfunding, ...); estratégias de comunicação;
desenvolvimento de públicos; ferramentas digitais; direitos de propriedade intelectual.
b. Internacionalização. Exemplos de conteúdos formativos: promoção internacional;
criação de contactos, sinergias e espaços colaborativos; como trabalhar na UE (quadro
legal, regras,...); acesso a redes internacionais.

2. Actividades transnacionais. Os participantes nas actividades transnacionais terão acesso às
seguintes acções: eventos de networking e matching, visitas de grupo a
equipamentos/companhias específicas, reuniões individuais de negócio/promoção, seminários.
a. Actividade Transnacional 1 (Sevilha, Março de 2019)
b. Actividade Transnacional 2 (Marselha, Setembro de 2019)
c. Actividade Transnacional 3 (Bolonha, Março de 2020)
NOTA: dos 10 beneficiários selecionados para os serviços personalizados de mentoria e coaching,
serão selecionados para as actividades internacionais um máximo de 5 beneficiários.

3. Vouchers de inovação. No final das acções nacionais e transnacionais, de entre os beneficiários
selecionados, 1 ou 2 receberão um voucher de inovação no montante máximo de 5.000,00€,
que poderá ser utilizado por exemplo, em formação, serviços de consultoria, participação em
feiras, mercados e eventos internacionais, comunicação, etc.
CALENDÁRIO:
? Acções locais:
o Formação (Janeiro/Março de 2019)
o Mentoria e Coaching (Março de 2019 a Março de 2020)
? Acções transnacionais:
o Sevilha (Março de 2019)
o Bolonha (Setembro de 2019)
o Marselha (Março de 2020)
? Vouchers de inovação (até Março de 2020)
CRITÉRIOS DE SELECÇÃO:
? Actividades locais. Serão selecionadas 10 organizações/profissionais beneficiárias de acordo
com os seguintes critérios: focus temático no sector cultural e criativo; objectivos de
internacionalização; estrutura da organização e preparação para a internacionalização;
composição da equipa (qualidade dos CV e experiência); inovação e conteúdos criativos;
adequação para troca de experiências internacionais.
Cada um destes critérios será pontuado entre 0 e 5
Pontuação mínima total: 15
NOTA: A selecção para participação nas actividades transnacionais e vouchers de inovação será feita, de entre
estas organizações e profissionais, em fase posterior.

? Actividades transnacionais. Uma lista de 5 organizações/profissionais beneficiários que terão
acesso às acções de mobilidade serão selecionados de acordo com os seguintes critérios:
posição na classificação anterior; interesse no país; interesse nos conteúdos da missão e na
relação com os restantes beneficiários dos restantes países.
? Voucher de inovação. Um ou dois beneficiários terão acesso à última fase do projecto piloto
que lhe(s) permitirá receber um voucher de inovação no valor máximo de 5000€, que permitirá
cobrir despesas com uma iniciativa internacional conjunta. Esta selecção terá como critérios:
entrevistas; avaliação do projecto internacional; viabilidade financeira e prática da ideia
proposta
O QUE É NECESSÁRIO:
Aceder ao formulário de candidatura aqui: https://goo.gl/forms/c2AmHueGa0NOsmyl2
Preencher o formulário e submeter tendo em atenção os anexos devem acompanhar o mesmo.
PRAZO DE ENTREGA DAS CANDIDATURAS:
14 de Janeiro de 2019.
COMUNICAÇÃO DOS RESULTADOS A TODOS OS CANDIDATOS:
23 de Janeiro de 2019

PARA MAIS INFORMAÇÃO, A CIMAC ORGANIZA UMA SESSÃO DE ESCLARECIMENTO SOBRE O CONVITE
NO DIA 19 DE DEZEMBRO, PELAS 17.00 HORAS, NA CIMAC (R. 24 DE JULHO, No1, ÉVORA)

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