Malopires
Diario do Sul
diario jornal

“ O MAGNUM MYSTERIUM” - CONCERTO DE NATAL

XIV CICLO DE CONCERTOS “MÚSICA DO INVERNO”

No dia 16 de dezembro pelas 18h00 terá lugar o Concerto de Natal pelo Coro Polifónico “Eborae Mvsica” dirigido por Eduardo Martins e com acompanhamento ao piano por Rodrigo Gomes e ao Violino por Jorge Vinhas, a encerrar o XIV Ciclo de Concertos “Música no Inverno” e no Natal Clássico de Évora, no Convento dos Remédios, em Évora.

12 Dezembro 2018

Programa: Mysterium - O Magnum Mysterium -  Lopes-Morago (1575-1630); O nuit - Jean Phillippe Rameau (1683-1764); Veni Emanuel - Canto gregoriano; Veni Emanuel -   Zoltan Kodaly (1882-1967); Gaudete - Anónimo (séc. XIV); Do varão nasceu a vara - Fernando Lopes-Graça (1906-1994); Dormi menino, dormi - Fernando Lopes-Graça; Regina Caeli - Estevão de Brito (c.1570-1641); Ave Maria - Rui Paulo Teixeira (1973-); Sicilienne (instrumental) ; Maria Von Paradis (1759-1824); Five love songs - Eric Whitacre (1970-) - I.       Temuná; II.Kalá kallá; III.Lárov; IV.Éyze Shéleg; V.Rakút; 12.O Magnum Mysterium- Morten Lauridsen (1943-);

 

 

O Coro Polifónico “Eborae Mvsica” fez em Setembro de 1987 a sua primeira apresentação pública, integrada no acontecimento cultural “Os Povos e as Artes”. Tem realizado diversas atuações ao longo da sua existência, interpretando não só polifonia da Escola de Música da Sé de Évora (sécs. XVI e XVII), como também outras obras de diferentes épocas. Destacam-se nas suas atuações a participação nas Jornadas Internacionais “Escola de Música da Sé de Évora”, acontecimento que a Associação Eborae Musica organiza, anualmente no mês de Outubro. Nas deslocações internacionais destaca-se a participação na Europália 91 na Bélgica e a participação no 10º Concurso Internacional de Música Sacra de Preveza, Grécia onde ficou classificado em 3.º lugar, obtendo a medalha de bronze. Dirigido atualmente por Eduardo Martins, foi dirigido antes por Adelino Santos, Francisco d’Orey e Pedro Teixeira.

 

Eduardo Martins  - foi aluno do Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian em piano, tendo concluído o respetivo curso já no Conservatório de Música de Coimbra. Licenciado em Direção Coral e Formação Musical na Escola Superior de Música de Lisboa, e mestrado em Direção Coral com os maestros Paulo Lourenço e Alberto Roque, tendo sido maestro assistente do Coro de Câmara da mesma escola (ESML). Foi Diretor Artístico do Grupo Coral Laudamus – Ovar (1999-2011) e Coro de Letras da Universidade de Coimbra (2004-2006). Atualmente dirige o Grupo Coral ViVaVoz – Oeiras, Coro Tejo e Coro Sacro da ESML – Lisboa, Coro da Universidade de Lisboa e o Coro Polifónico Eborae Musica (desde 2013).          

 

O Ciclo “Música no Inverno” é organizado pela Associação Eborae Mvsica entidade financiada pelo Ministério da Cultura-Direção Geral das Artes e tem o apoio da Câmara Municipal de Évora, e dos órgãos de comunicação social para a realização deste Ciclo de Concertos o Natal Clássico é organizado pela Câmara Municipal de Évora.

Dê-nos a sua opinião

NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.diariodosul.com.pt reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.diariodosul.com.pt

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.