Diario do Sul
AQUAPORTIMÃO

Veterinária

XI Jornadas Hospital Veterinário Muralha de Évora

O Hospital Veterinário Muralha de Évora, em parceria com a Equimuralha, vão realizar a XI ª edição das Jornadas Hospital Veterinário Muralha de Évora, nos próximos dias 22 e 23 de Fevereiro’19 no Evorahotel.

25 Janeiro 2019

Temas em destaque:

Sala Ruminantes – Globalização na produção pecuária: metas e desafios

Sala Equinos – Seleção e maneio: o sucesso na produção equina

I Seminário Ibérico do porco Alentejano

Sala Ruminantes (bovinos e pequenos ruminantes):

No 1º dia de Jornadas, a sala de Ruminantes integra 5 blocos: Produzir, Gerir, Diferenciar, Inovar e Comercializar; no âmbito deste último haverá uma mesa sobre “Qual o Futuro da produção de carne?”, onde contamos com a presença da Sonae, Raporal, Monte do Pasto, Carnalentejana, Assoc. Aberdeen Angus Portugal e de Lorenzo Lasater, neto do fundador de uma raça de carne americana – Beff master, que começa agora a ser difundida em Portugal, e “promete modernizar a produção de carne bovina”.

Produzir com qualidade, ter consciência de que em criar em Portugal pode representar inovar com o mundo e a parceria médico veterinário-produtor enquanto elemento-chave para aumentar a rentabilidade das explorações são também alguns dos assuntos a debater.

Temas como as mudanças de hábito do consumidor e os “Desafios ao consumo de carne”, pelo Chef. Rodrigo Castelo, surgem no bloco Inovar.

Marcará ainda presença o Dr. Iñaki Espinosa, médico veterinário especialista em bovinos de carne e muitos outros oradores de referência nacionais e internacionais.

 Sala Equinos:

A selecção de reprodutores e o maneio é a chave para a produção de um equino de sucesso. No dia 22 de Fevereiro, os critérios de escolha dos progenitores são o tema em foco durante a manhã. À tarde estarão em destaque componentes do maneio equino que revisam potenciar o futuro do seu cavalo. Este ano, dedicámo-nos um pouco mais à temática do comportamento, contando com algumas palestras e com um workshop prático, onde destacamos a presença do Dr. Alfonso Aguilar, com um currículo de excelência nesta área.

Como a formação especializada de médicos veterinários tem sido também uma forte aposta nos últimos anos, está agendada a realização de dois workshops práticos, um sobre“Neonatologia em equinos a campo” e outro sobre “Radiologia digital prática das extremidades em equinos”, nos dias 23 de Fevereiro e 2 de Março, respectivamente.

No 2º dia de Jornadas, com o objectivo de aproximar o “Investigador do produtor” haverá um bloco destinado à apresentação de projectos de investigação, desenvolvidos por várias faculdades.

Durante o 2º dia de Jornadas os participantes poderão usufruir de vários workshops com uma forte componente prática. Haverá inclusivamente Workshops pré e pós Jornadas. 

Decorrerá a II edição concurso de pósteres e no dia 22 de Fevereiro, no período da tarde os participantes têm ainda disponível uma sala de comunicações livres.

Este ano, estará em destaque o I Seminário Ibérico do Porco Alentejano, realizado com o apoio da ANCPA, ACPA e Sociedade Científica de Suinicultura, e que irá decorrer no dia 23 de Fevereiro. Haverá um bloco de produção e um de sanidade onde serão abordadas as várias questões económicas e sanitárias que o sector atravessa. De salientar a mesa redonda intitulada: “Estamos preparados para enfrentar a peste?”, na qual contaremos também com a presença da DGAV. Contamos com a presença do consultor, Eng. Ricardo García, nome sonante a nível Europeu, na produção semi-intensiva de porco alentejano.

 Continuamos a apostar em conteúdos atuais e diferenciadores, os quais julgamos irem ao encontro das necessidades da produção e de todos os profissionais ligados ao sector. Queremos continuar a ser a sua preferência e uma referência na área dos bovinos de carne!

 Na última edição reunimos quase 650 participantes sendo que gostaríamos de poder contar com a sua presença em mais um evento de sucesso.

 As inscrições online e o programa completo do evento estão disponíveis emwww.hvetmuralha.pt

Dê-nos a sua opinião

NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.diariodosul.com.pt reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.diariodosul.com.pt

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.