MALO FEVEREIRO
Diario do Sul
50 Anos DS

Projeto Green Ocean

Associação David Melgueiro – Expedição Marborealis

Esta epopeia foi considerada uma lenda, até que a recente informação sobre o clima do Século XVII, e certos factos históricos vieram substanciar a sua probabilidade.

Autor :David Melgueiro

05 Fevereiro 2019

David Melgueiro, navegador português ao serviço da Holanda, em 1660-62 atravessa pela primeira vez a passagem do Nordeste ligando a China à Europa. Esta epopeia foi considerada uma lenda, até que a recente informação sobre o clima do Século XVII, e certos factos históricos vieram substanciar a sua probabilidade.

O aquecimento global põe o Ártico, região crítica para os sistemas terrestres, sob grande pressão ambiental. A necessidade de percebermos a evolução do clima e anteciparmos os efeitos do aquecimento global no planeta e nas populações, é sem dúvida, o maior desafio do século XXI.

No contexto do Projeto Green Ocean, a Associação David Melgueiro, iniciativa civil, quer realizar uma expedição científica a vela, à volta do mundo, refazendo a viagem completa de David Melgueiro da Europa à China, e volta, através do oceano Atlântico, Indico, Pacifico e o Ártico, para estudar o ambiente marinho, ainda em grande parte desconhecido, juntando-se a outros num esforço para recolher dados com fins científicos e possibilitar a tomada de decisões sensatas relativamente às questões do desenvolvimento sustentável. 

Esta epopeia de 29 meses, sem precedentes, vai envolver 27 países, 50 portos, 30 cientistas, 9 jornalistas, 6 tripulantes e vai refazer as viagens dos navegadores do seculo XVI e XVII, a de David Melgueiro inclusivo, mas também a rota marítima da seda.

A Expedição Marborealis será também uma campanha global de sensibilização ambiental junto das populações visitadas, para alertar sobre os riscos de desenvolvimento não-sustentável e a necessidade de uma gestão mundial integrada para proteger o nosso planeta; ela levará a sua mensagem em prol do futuro da Humanidade, com cientistas, artistas plásticos e músicos, que se unem num ato de solidariedade universal.

Dê-nos a sua opinião

NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.diariodosul.com.pt reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.diariodosul.com.pt

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.