Diario do Sul

O eborense Nuno Empadinhas foi um dos investigadores

Cientistas descobrem como combater bactérias que causam infeções pulmonares

Foram identificados novos alvos para o combate a micobactérias atípicas responsáveis por infeções pulmonares graves. A descoberta foi feita por um grupo de cientistas do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) da Universidade de Coimbra e do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S/IBMC) da Universidade do Porto. Entre os quais está Nuno Empadinhas, investigador do CNC que é eborense.

Autor :Maria Antónia Zacarias

Fonte: Redacção «Diário do SUL»

25 Fevereiro 2019 | Publicado : 15:21 (25/02/2019) | Actualizado: 15:23 (25/02/2019)

A descoberta, publicada na conceituada revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences of the USA, revela os detalhes da biogénese de polissacáridos raros envolvidos na construção da parede destas bactérias ambientais, muito comuns em redes de distribuição de água.

O trabalho conjunto destas duas equipas de investigação, com a participação de um grupo do Instituto de Tecnologia Química Biológica da Universidade Nova de Lisboa, “dá um importante passo na luta contra as doenças causadas por estas bactérias - extremamente resistentes a condições ambientais adversas, a desinfetantes e à maioria dos antibióticos - e cada vez mais frequentes em pessoas com sistema imunitário enfraquecido, incluindo doentes crónicos ou e/ou populações idosas”, pode ler-se na revista científica.

Leia mais nas edições Diário do SUL de hoje - 25 Fevereiro 2019

Dê-nos a sua opinião

NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.diariodosul.com.pt reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.diariodosul.com.pt

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.