auchan
Diario do Sul

AMBIENTE

Mais de 2000 Escoteiros em ação de limpeza de praias por todo o país

Mais de 2000 Escoteiros dedicaram o seu sábado à luta contra o lixo marítimo

28 Fevereiro 2019

Decorreu no último sábado dia 23 de fevereiro a Atividade Nacional “Passo a Passo”, que reuniu cerca de 2 250 Escoteiros da Associação dos Escoteiros de Portugal para uma ação de limpeza de praias que esteve espalhada um pouco por todo o país, incluindo regiões autónomas e praias fluviais no interior e arrecadou largas dezenas de quilos de lixo marítimo.
Numa época em que cada vez mais a poluição e os problemas ambientais ganham contornos preocupantes, também a preocupação ambiental está em primeiro plano para inúmeros indivíduos e entidades. Foi neste âmbito que a Associação dos Escoteiros de Portugal realizou este fim-de-semana mais uma atividade em prol do desenvolvimento sustentável, desta vez juntando dezenas de Grupos que estiveram dispersos por mais de 15 praias em todo o país com um objetivo comum: a luta contra o lixo marítimo.
Sob um mote muitas vezes adotado por esta associação juvenil – “Pensar global, agir local”, inúmeros grupos da Associação estiveram presentes em várias regiões portuguesas, cobrindo Portugal Continental de norte a sul, não esquecendo a região insular e tendo assim garantido cobertura de praias nos arquipélagos dos Açores e da Madeira.
Além da limpeza de praias, os Escoteiros de Portugal, com jovens entre os 7 e os 21 anos de idade, sentaram-se para refletir sobre os seus comportamentos e para assumir um compromisso com o ambiente, elegendo pelo menos um comportamento a alterar em prol do desenvolvimento sustentável do nosso planeta.
Esta ação contou com o apoio de várias instituições, nomeadamente autarquias locais, PSP, GNR, corporações de Bombeiros, do Núcleo Museologico do Mar, em Buarcos, e do Movimento Claro de Cascais e Sintra, uma instituição que conta já com várias campanhas de consciencialização nas escolas sobre o problema dos plásticos descartáveis e ações de limpeza de praia.
Miguel Gonzalez, Chefe Nacional da Associação dos Escoteiros de Portugal considera que «os nossos jovens tomaram consciência do desafio que é limpar tão pequenos pedaços de plástico e outros lixos não degradáveis e perceberam que é fundamental alterarmos os nossos comportamentos. Foi muito inspirador observar jovens de diferentes idades a analisar o que podem mudar no seu dia-a-dia de forma a reduzirem o seu impacto no ambiente e confesso que estou muito ansioso por saber os resultados desta reflexão.»
Esta ação surge no âmbito das comemorações do Dia do Fundador, uma data importante no Escotismo já que marca o aniversário do seu fundador, Lord Robert Baden Powell, que decorreu no passado dia 22 de fevereiro. Assim, escoteiros de todo o país puseram em prática uma das suas máximas, a de “deixar o mundo um pouco melhor do que o encontrámos”, contribuindo afincadamente para a luta contra o lixo marítimo.

Dê-nos a sua opinião

NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.diariodosul.com.pt reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.diariodosul.com.pt

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.