Nos dias 22 e 23 de Fevereiro de 2019, tiveram lugar no Évora Hotel em Évora, as XI Jornadas do Hospital Veterinário Muralha de Évora.
04 Março 2019
Considerado um dos eventos mais importantes, a nível Ibérico, na área da produção pecuária e equinos, reafirma-se a cada ano como um evento de sucesso. As Jornadas do Hospital Veterinário Muralha de Évora são o maior encontro técnico sobre bovinos de carne em Portugal, tendo reunido este ano cerca de 700 participantes, entre os quais mais de 300 produtores pecuários/equinos.
Pela 1ª vez tivemos 4 salas a funcionar em simultâneo: sala de ruminantes, sala de equinos, sala do porco alentejano e sala de comunicações livres, para além da II Edição do concurso de pósteres científicos e 11 workshops.
Na sessão de abertura, tivemos a honra de contar com a Drª Maria do Carmo Caetano, Diretora de Serviços de Alimentação e Veterinária da Região Alentejo e do Dr. Jorge Cid, Bastonário da Ordem dos Médicos Veterinários.
Foram 2 dias em que vários interessados do sector, debateram temas como a preparação do vitelo para a venda, exportação, criar em Portugal inovando com o mundo, identificação eletrónica de bovinos, mudanças de hábito do consumidor e desafios ao consumo de carne, gestão reprodutiva de ovinos e a produção de insectos. O 1º dia de jornadas culminou com uma mesa redonda sobre “Qual o Futuro da produção de carne?”, onde contámos com a presença da Sonae, Raporal, Monte do Pasto, Carnalentejana, Assoc. Aberdeen Angus Portugal e de Lorenzo Lasater, neto do fundador de uma raça de carne americana – Beff master, que começou agora a ser difundida em Portugal, e “promete modernizar a produção de carne bovina”.
Marcou ainda presença o Dr. Iñaki Espinosa, médico veterinário especialista em bovinos de carne e muitos outros oradores de referência nacionais e internacionais.
Na sala dedicada aos equinos os critérios de escolha dos progenitores foram o tema em foco durante a manhã. À tarde estiveram em destaque componentes do maneio equino que revisam potenciar o futuro da produção equina. Na temática do comportamento destacou-se a presença do Dr. Alfonso Aguilar, com um currículo de excelência nesta área.
O I Seminário Ibérico do Porco Alentejano, organizado em parceria com a Associação Nacional Criadores do Porco Alentejano (ANCPA), com a Associação de Criadores de Porco Alentejano (ACPA) e com a Sociedade Cientifica de Suinicultura (SCS) superou todas as expectativas, tivemos casa cheia para debater temas relacionados com a produção e a sanidade do porco alentejano. Nesta sala contámos também com a presença de vários elementos dos Serviços Oficiais. O tema central no bloco da sanidade foi a Peste Suína Africana, uma doença que se atingir o país será um flagelo para os suinicultores.
Inovámos também com o bloco: “Do investigador ao produtor”, onde convidámos várias universidades a apresentarem a todos os participantes projetos de investigação que estão a desenvolver.
No âmbito da 2ª edição do concurso de pósteres científicos “Transferência de conhecimento: da investigação à prática” foram apresentados 19 trabalhos nas áreas de ruminantes (carne, leite e lide), equinos e silvestres.
O HVME atribuiu aos vencedores da melhor comunicação livre e do melhor póster o prémio monetário de 300 e 200 euros respetivamente, como forma de incentivo à investigação científica na área da saúde animal.
Na sessão de encerramento esteve presente o Sr. Director Regional, o Prof. Dr. José Calado.
A componente social deste evento foi mais uma vez um sucesso com uma elevada adesão dos participantes à já tradicional prova de produtos regionais culminando no jantar de gala das XI Jornadas.
A qualidade técnica ímpar deste evento bem como a dedicação de todos os nossos parceiros têm tido um papel fundamental no crescimento e sucesso do evento.
A organização agradece a todos aqueles que partilharam connosco estes 2 dias!
Informamos ainda que as XII Jornadas já têm data – dias 6 e 7 de Março de 2020.
Reserve já esta data!