alimentos extremadura
Diario do Sul
MaloSaraMatos

Simpósio decorreu em Évora

Alentejo junta hospitais contra o cancro da mama

Eis os números oficiais do cancro da mama no Alentejo: Há 300 novos casos por ano. Entre 10 a 15% são já metastizados. Nas doentes que são apanhadas em fase curativa, 30% vão metastizar futuramente. Daí que não haja tempo a perder para acionar o alerta máximo na região e repetir até ao limite que o “diagnóstico precoce” é o caminho para salvar vidas, numa altura em que Évora, Portalegre e Elvas já trabalham em rede, à “boleia” de videoconferência, para garantirem tratamentos mais próximos das doentes.

Autor :Roberto Dores

Fonte: Redacção «Diário do SUL»

06 Março 2019

Nas doentes que são apanhadas em fase curativa, 30% vão metastizar futuramente. Daí que não haja tempo a perder para acionar o alerta máximo na região e repetir até ao limite que o “diagnóstico precoce” é o caminho para salvar vidas, numa altura em que Évora, Portalegre e Elvas já trabalham em rede, à “boleia” de videoconferência, para garantirem tratamentos mais próximos das doentes.

Os dados foram revelados ao Diário do Sul pelo diretor do serviço de Oncologia do Hospital do Espírito Santo, Rui Dinis, durante o primeiro Simpósio Cancro da Mama no Alentejo, alertando que a prioridade passa pela prevenção, mas “quanto mais cedo a doente for diagnosticada, maior é a probabilidade de cura”.

O mesmo responsável sublinhou a importância da atenção que deve ser dada ao seguimento de uma doente já tratada. “Fica com sequelas dos tratamentos que fez, fica mutilada. É um cancro que mexe com a intimidade das pessoas, com sentimentos, com a vida familiar e profissional. Temos que acautelar todos essas consequências”, insistiu Rui Dinis.

LEIA MAIS NAS EDIÇÕES «diário do SUL»

Dê-nos a sua opinião

NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.diariodosul.com.pt reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.diariodosul.com.pt

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.