SME
Diario do Sul
Portugal 2020 projetos Março

EFEMÉRIDE

Hoje, 8 de Março, é Dia Internacional da Mulher

«Não é mais um de muitos dias comemorativos. É um dia maior de luta pelos direitos da mulher, de luta contra a exploração e pela valorização do trabalho, de luta por avanços para sociedades mais iguais e mais justas. Só depois é dia de comemoração.

08 Março 2019

É um dia maior de luta pelos direitos da mulher, de luta contra a exploração e pela valorização do trabalho, de luta por avanços para sociedades mais iguais e mais justas. Só depois é dia de comemoração.

A 8 de Março de 1857, operárias têxteis americanas fizeram greve com ocupação da fábrica para exigir 10 horas de trabalho diárias (trabalhavam 16h), salário igual ao dos homens para trabalho igual (recebiam cerca de 1/3), respeito no trabalho. A repressão foi brutal: a fábrica cercada, encerrada e incendiada com as mulheres lá dentro; cerca de 130 trabalhadoras foram, assim, assassinadas.

Aquelas mulheres operárias mostraram coragem e determinação, numa sociedade hostil e profundamente injusta, para lutar por melhores condições de vida. Mostraram que não há benesses a cair, sem mais, no regaço; mostraram que direitos, que melhores condições de vida se conquistam pela organização colectiva e pela luta.

Em homenagem àquelas mulheres operárias e ao seu exemplo, em 1910, uma Conferência Internacional de Mulheres cria o Dia Internacional da Mulher a 8 de Março.

E afinal, e apesar do muito que foi conquistado – mas também perdido –, ainda hoje reivindicações importantes das trabalhadoras, e trabalhadores, clamam por trabalho seguro e com direitos, por salários dignos, por salário igual para trabalho igual, pelo respeito no trabalho contra várias formas de discriminação e violência.

Cá estamos, neste 8 de Março, a dizer presente, a prestar homenagem às mulheres que romperam grilhetas e lutaram por vidas melhores, a denunciar todas as formas de violência contra as mulheres, a afirmar que a luta continua contra o desemprego, por melhores condições de trabalho e de vida, por uma sociedade mais justa.

O Município de Évora saúda as suas trabalhadoras, saúda todas as trabalhadoras, saúda as mulheres, saúda as que não se resignam e reafirma o seu compromisso em defesa da igualdade entre homens e mulheres, em defesa de uma vida melhor!»

Carlos Pinto de Sá

Presidente da CM Évora

8/Março/2019  

Dê-nos a sua opinião

NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.diariodosul.com.pt reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.diariodosul.com.pt

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.