Diario do Sul
AQUAPORTIMÃO

Estado do Tempo

Meteorologia a 100% em Évora!

Foi inaugurada a estação meteorológica pela 100% ADN no Complexo Desportivo de Évora, simbolizando também o dia Meteorológico Mundial 2019. Com isto está lançado online e em tempo real os dados da meteorologia da região.

25 Março 2019 | Publicado : 17:44 (25/03/2019) | Actualizado: 17:46 (25/03/2019)

A vereadora da Câmara Municipal de Évora, Sara Dimas Fernandes, compareceu no passado sábado à cerimónia de inauguração de uma estação meteorológica, da responsabilidade da associação 100% ADN, que doravante estará instalada no Complexo Desportivo de Évora.

Com a entrada em funcionamento desta estação meteorológica, cujos dados poderão ser consultados em tempo real neste sítio da internet: http://meteoalentejo.no-ip.biz/dados-evora/?fbclid=IwAR2H-U_0M17r7ulOJTn06HMB6VYGitwd7shC_ba3s91nFYYv4-Vt578z6Nw, assinalou-se o Dia Meteorológico Mundial.

rede MeteoAlentejo

O MeteoAlentejo é um projecto de meteorologia criado em 2011 em Serpa, Baixo Alentejo.

Foi criado com o objectivo de dar a conhecer ás pessoas o tempo que fazia em Serpa , inicialmente através de um blogue onde eram colocadas todas as informações relativas à meteorologia na cidade de Serpa.

A dinâmica e o factor proximidade foram de tal forma grandes que o MeteoAlentejo começou a ganhar uma dimensão enorme não só em Serpa como um pouco por todo o país. Em 2014 lançámos uma campanha de croudfunding para comprar uma nova estação meteorológica para Serpa, pois a que utilizávamos desde 2011, já estava a começar a dar sinais de cansaço. Esta campanha de financiamento colectivo foi um sucesso e atingimos 117% do objectivo que se tinha estabelecido permitindo assim instalar uma estação meteorológica profissional em Serpa, e foi aí que se abriu uma janela de oportunidade para estender esta ideia a mais concelho do Alentejo, e então através de parcerias com escolas e associações, e através de mais uma campanha de financiamento colectivo e algum investimento particular, conseguimos criar a primeira REDE REGIONAL DE ESTAÇÕES METEOROLÓGICAS em Portugal. Serpa, Herdade da Bemposta, Beja, Amareleja, Mértola, Moura e Marvão são as localidades onde estão instalados estes equipamentos. Mais tarde todas as estações meteorológicas foram complementadas com webcam´s que filmam em directo 24 horas por dia o estado do tempo nessas mesma localidades. Quer os dados das estações meteorológicas, quer as imagens das webcam´s são disponibilizados 24 horas por dia, 365 dias por ano no, agora já site, meteoalentejo.com. Todos estes equipamentos foram classificados como ESTAÇÕES ESTRELA DE OURO pelo serviço meteorológico Mundial weather underground. Além disto tudo a nível virtual, o MeteoAlentejo tem grande influencia a nível regional nomeadamente com a participação em inúmeras feiras regionais, a realização de workshops sobre a temática, a grande interacção com as comunidades escolares com a iniciativa METEOROLOGIA NA ESCOLA, e anualmente as comemorações do aniversário do projecto em Janeiro e do dia meteorológico mundial em Março. Já em 2017 propusemos-nos a acolher a instalar de um detector de trovoadas em Serpa, numa parceria com o grupo blitzortung.com e para tal lançámos uma campanha de angariação de fundos que foi muito bem sucedida. 

Dê-nos a sua opinião

NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.diariodosul.com.pt reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.diariodosul.com.pt

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.