VOTAR 2019
Diario do Sul

Tecnologia

Fundação ”la Caixa” e BPI percorrem Alentejo com o projeto educativo Creactivity

• O Creactivity, projeto itinerante da Fundação ”la Caixa” e do BPI, que já esteve em Portugal continental em mais de 40 cidades e na Madeira durante todo o mês de março, começa a ser apresentado no Alentejo dias 16 e 17 de Abril, em Reguengos de Monsaraz. • O projeto Creactivity, um autocarro que se converte numa unidade móvel, apresenta quatro áreas de atividades: Mecânica, Vento, Eletricidade e Luz. • Em cada uma delas as crianças e jovens poderão ter diferentes experiências que envolvem a ciência, a te

15 Abril 2019 | Publicado : 16:00 (15/04/2019) | Actualizado: 16:44 (15/04/2019)

A Fundação ”la Caixa” traz ao Alentejo o projeto Creactivity, um autocarro que se converte numa unidade móvel desenhado para despertar o engenho, a destreza e a criatividade das crianças e jovens. O autocarro Creactivity começará por estar em Reguengos de Monsaraz, na Praça da Liberdade, de 16 a 17 de abril, e depois segue para Barrancos e Castro Verde, entre outras localidades alentejanas.

O Creactivity tem por objetivo estimular a capacidade de conceção e o desenvolvimento de soluções originais para problemas simples. Os jovens em idade escolar participam em actividades com materiais do quotidiano e ferramentas com diferentes graus de tecnologia para dar vida às suas próprias ideias.

O Creactivity ganha forma dentro de um autocarro que se converte numa unidade móvel totalmente adaptada para pessoas com mobilidade reduzida, facilitando tanto o acesso como a participação nas diversas atividades. O espaço divide-se em quatro áreas: Mecânica, Vento, Eletricidade e Luz. Em cada um deles os visitantes poderão usufruir de diferentes experiências que envolvem a ciência, a tecnologia, a engenharia, a arte e a matemática.

De uma forma lúdica e colaborativa, o Creactivity permite explorar os materiais, planear, criar novos desenhos, utilizar materiais comuns e dar-lhes novas funções, através de propostas abertas e interdisciplinares. Também se trabalham outras competências mais transversais, como hábitos de aprendizagem cooperativos, autoconhecimento para a aprendizagem e a criação e realização de projetos.

Movimento Tinkering: a capacidade de improvisar com criatividade

O sistema de aprendizagem do projeto Creactivity inspira-se no movimento Tinkering Exploratorium, que combina tecnologias digitais e físicas para o design criativo e a construção e personalização de objetos com um objetivo lúdico e utilitário.

Trata-se de um novo paradigma que coloca a criatividade e o desenho num plano central. Os jogos pretendem resolver problemas de forma improvisada, preparando as crianças e jovens para enfrentar novos desafios de forma criativa e para se sentirem confortáveis numa sociedade em constante mudança.

Dê-nos a sua opinião

NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.diariodosul.com.pt reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.diariodosul.com.pt

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.