Agrogarante
Diario do Sul

Ação de reflorestação

Nissan transforma em árvores o CO2 poupado pelos seus clientes LEAF e e-NV200

23 Abril 2019

· O programa LEAF4Trees refloresta 104 hectares de uma das áreas mais afetadas pelos incêndios de 2017;
· Só por viajarem, os condutores nacionais dos 100% elétricos Nissan LEAF e e-NV200 ajudaram à reflorestação do Centro de Portugal;
· Clientes, parceiros, colaboradores, concessionários e muitos outros voluntários acabam de plantar os primeiros 3.000 pinheiros no Pinhal do Rei;
· A iniciativa nasceu de um desafio do Turismo Centro de Portugal e tem o apoio da Secretaria de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural e do ICNF;
· No âmbito do Ecossistema Elétrico da Nissan, o programa LEAF4Trees contribui para a preservação e valorização da floresta portuguesa.

No âmbito do projeto LEAF4Trees, clientes, parceiros, colaboradores, concessionários e muitos outros voluntários deram início no passado domingo 14 de abril à plantação dos 159.415 pinheiros que a iniciativa da Nissan Portugal está a plantar no Pinhal do Rei, em Leiria. A área reflorestada pela iniciativa LEAF4Trees totaliza 104,3 hectares.

Mais de cem pessoas, adultos e crianças, fizeram do primeiro dia de plantação, uma jornada de festa e, em verdadeiro espírito de família, colocaram na terra os primeiros 3.000 pinheiros.

A Nissan anunciou em fevereiro de 2018 o programa LEAF4Trees, com objetivo de plantar nas zonas mais afetadas pelos incêndios de 2017, um número de árvores que duplique o impacto benéfico sobre o ambiente das não emissões de CO2 dos automóveis elétricos Nissan LEAF e e-NV200 entre 01 abril de 2017 e 30 de junho de 2018.

Antonio Melica, diretor-geral da Nissan Portugal, explica: «Como marca temos a Missão de “Valorizar a Vida das Pessoas” e por isso queremos construir um futuro mais sustentável. Uma das formas mais visíveis da forma como materializamos essa nossa missão é através da mobilidade elétrica. Os nossos clientes de Nissan LEAF e Nissan e-NV200, quando conduzem, poupam CO2; nós, com o LEAF4Trees quisemos ir mais longe, duplicando o efeito benéfico que os nossos clientes tiveram sobre o ambiente em Portugal ao plantarmos outras tantas árvores em Portugal».

A iniciativa resultou de um desafio lançado pelo Turismo Centro de Portugal à Nissan Portugal e que desde logo mereceu o apoio do ICNF - Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.

«Foi com enorme satisfação que o ICNF se associou à iniciativa da Nissan e do Turismo do Centro com vista à plantação de mais de 150.000 árvores numa área de implantação de 105 hectares no âmbito da recuperação da mata Nacional de Leiria, após a enorme catástrofe verificada no ano de 2017», refere Paulo Salsa, vice-presidente do ICNF. «Este tipo de projetos, mais do que responsabilidade social, são projetos de sustentabilidade ambiental, que demonstram o envolvimento da sociedade civil, bem como a sua preocupação com as matérias da preservação de áreas florestais emblemáticas, e de conservação da natureza. É neste sentido que queria expressar publicamente a nossa gratidão pelo envolvimento da Nissan, e manifestar a disponibilidade para quaisquer outras ações futuras que pretendam realizar».

Durante o período de recolha de dados da iniciativa LEAF4Trees, os proprietários de Nissan LEAF e e-NV200 em circulação em Portugal percorreram quase 22 milhões de quilómetros, o que representa uma não emissão de 2,2 milhões de toneladas de CO2.

Ou seja, os automóveis zero emissões da Nissan que circulam atualmente em Portugal tiveram, apenas durante o período de avaliação do LEAF4Trees, um impacto positivo sobre o Ambiente em Portugal equivalente ao “trabalho”, durante esse mesmo período, de 159.415 árvores.

«Foi com grande satisfação que o Turismo Centro de Portugal viu concretizada esta iniciativa. Cada árvore que foi plantada representa mais um pedaço de vida que nasce no Centro de Portugal, região onde os incêndios de 2017 estão ainda bem vivos na memória coletiva», sublinha Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal. «O Turismo Centro de Portugal está orgulhoso por ter ao seu lado um dos maiores ‘players’ mundiais do setor automóvel, neste desafio de turismo responsável. Em boa hora nos associámos à Nissan».

A Nissan iniciou a revolução dos automóveis elétricos e está apostada em continuar a liderar este caminho com o lançamento de novos automóveis elétricos, investimento adicional em infraestruturas, avanços a nível de baterias e uma visão inovadora para dar aos seus clientes a possibilidade de obterem energia gratuita para utilização nos seus automóveis elétricos e nas suas casas, pilares centrais do Ecossistema Elétrico da Nissan para o futuro da mobilidade global.

Com mais 3.500 unidades a circular em Portugal, o Nissan LEAF é o líder destacado de vendas em Portugal. Em conjunto com o comercial 100% elétrico e-NV200, estes dois produtos permitem à Nissan liderar este mercado, com uma quota de 37% do parque circulante de automóveis 100% elétricos em Portugal.

Enlaces Relacionados

Dê-nos a sua opinião

NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.diariodosul.com.pt reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.diariodosul.com.pt

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.