MALO
Diario do Sul
CCDR Portugal 2020

Efeméride

OBSERVATÓRIO DO LAGO DO ALQUEVA CELEBRA TERCEIRO ANO DE ACTIVIDADE COM PROGRAMA REPLETO DE INICIATIVAS

É já no próximo dia 11 de Maio que o Observatório do Lago do Alqueva - OLA, situado perto da histórica vila de Monsaraz, no Alentejo, comemora o seu terceiro aniversário.

03 Maio 2019

Como não poderia deixar de ser, o OLA quis assinalar a data com uma série de iniciativas, tanto para miúdos, como para graúdos e que incluem música, a inauguração de uma exposição de fotografia, mais uma edição do “Café Ciência” e claro, observações astronómicas.

Durante a tarde, mais concretamente, entre as 16h30 e as 17h30 terá pois lugar mais um “Sábado Astronómico”, com a realização de atividades destinadas aos mais novos, onde os candidatos a pequenos cientistas, poderão descobrir os planetas que orbitam a nossa estrela nos 400 metros do sistema solar à escala.

Os visitantes terão a possibilidade de aprender a medir a hora por um relógio solar, observar as protuberâncias no sol ao telescópio e, participar na inauguração da exposição de fotografia “Céu & Mar” do professor Pedro Ré, presidente da Associação Portuguesa de Astrónomos Amadores.

Às 21h30m em mais um “Café Ciência” desta vez intitulado “O lado escuro da força”, o Dr. Tiago Barreiro do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e da Universidade Lusófona irá mostrar, que mais de 90 por cento do Universo, pertence ao seu lado escuro, do qual, pouco ou quase nada se sabe…

O OLA em Monsaraz, no Alentejo, procura que os visitantes encontrem aqui um local agradável para conhecer o Universo e aprender Astronomia e Astrofotografia, numa das regiões da Europa mais protegidas da poluição luminosa dos grandes centros urbanos.

Apenas um ano depois do início das suas atividades, em Maio de 2017, o Observatório do Lago do Alqueva – OLA, foi reconhecido pela Agência de Turismo do Alentejo e Ribatejo, com uma Menção Honrosa, na categoria de “Melhor Animação Turística 2016”. No ano passado, foi vencedor do prémio “Melhor Animação Turística 2017”.

Dê-nos a sua opinião

NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.diariodosul.com.pt reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.diariodosul.com.pt

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.