flamenco y fado
Diario do Sul

Na entrega dos prémios World Travel Awards, no Funchal - Madeira

Dark Sky Alqueva vence o Europe’s Responsible Tourism Award 2019

A Dark Sky Alqueva, cujo observatório está localizado na aldeia da Cumeada, concelho de Reguengos de Monsaraz, venceu o Europe’s Responsible Tourism Award 2019, do World Travel Awards (WTA).

Fonte: Redacção «Diário do SUL»

13 Junho 2019 | Publicado : 17:35 (13/06/2019) | Actualizado: 18:12 (13/06/2019)

A gala dos chamados “óscares do turismo” decorreu este fim-de-semana na Madeira, também eleita a melhor ilha. Lisboa, Algarve, TAP, Douro Azul, e Passadiços do Paiva foram outros dos 41 galardoados com prémios europeus e nacionais.
Já para a estrutura alentejana, descrita “como a reserva de terra e céu que permite admirar as estrelas”, ao longo de seis concelhos alentejanos, foi atribuído o prémio de Turismo Responsável.
Para Apolónia Rodrigues, fundadora da Reserva, o prémio é muito importante “porque o nosso projeto trabalha muito a sustentabilidade. Trabalha muito o combate à poluição luminosa e este galardão vem reconhecer o nosso esforço neste sentido”.
Segundo esta responsável, o Dark Sky Alqueva “é um projeto de turismo sustentável. Responsável e não há nada melhor do que ver o nosso esforço ser reconhecido na Europa. Ver o nosso projeto, pioneiro, de “stargazing” no Alentejo ser reconhecido como um dos melhores na Europa em Turismo Sustentável dá-nos ainda mais alento para continuar”.
“Com este prémio, o Dark Sky Alqueva ganha notoriedade mas acima de tudo responsabilidade. Há que continuar a fazer mais e melhor. No futuro, acima de tudo, teremos de continuar fazer por continuar a merecer este prémio”, reafirmou Apolónia Rodrigues.
Desde 2008 que o Dark Sky® promove o turismo científico em Alqueva e atrai cada vez mais visitantes à região, não só para observar o céu, mas também para outras atividades noturnas como passeios a cavalo, passeios pedestres pelas oliveiras milenares, provas cegas de vinho, corridas, canoagem, orientação, observação de aves e da vida selvagem, yoga, fotografia, entre outras.
Os WTA, que são atribuídos desde 1993, decorrem ao longo do ano em diversas rondas regionais que culminam na derradeira gala, onde serão premiados os melhores do mundo. Os prémios são votados online (toda a gente pode votar, mas o voto de cada profissional registado vale por dois).Este ano, a gala mundial realizar-se-á em Novembro, em Mascate, Omã.

Dê-nos a sua opinião

NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.diariodosul.com.pt reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.diariodosul.com.pt

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.