VOTAR 2019
Diario do Sul

Gastronomia

Apresentado o livro “Confrarias”

Teve lugar hoje, 14 de junho, nos Paços do Concelho, a apresentação do livro “Confrarias” de Ana Catarina André e Marisa Cardoso, numa edição da responsabilidade da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas.

14 Junho 2019

Segundo afirmou a respetiva Presidente da Direção, Olga Cavaleiro, na cerimónia de apresentação, este livro“…é uma conquista das confrarias portuguesas, pois tiveram a capacidade, não só de se agregaram em torno deste projeto, mas também a de mobilizar as entidades públicas para conseguir reunir os apoios necessários à sua concretização”.

O livro, editado em material de excelente qualidade, carateriza através de imagem e texto descritivo, mais de meia centena de confrarias, gastronómicas e não gastronómicas, divididas geograficamente pelas diversas regiões do País. Ainda segundo Olga Cavaleiro, o livro agora editado é um excelente contributo para evidenciar o papel das confrarias na preservação das tradições locais e regionais, e na consequente defesa das identidades culturais dos pequenos territórios e comunidades, com as suas paisagens, usos, costumes e tradições, que são uma das grandes riquezas de Portugal.

Eduardo Luciano, Vereador do Pelouro da Cultura, agradeceu aos promotores e congratulou-se pelo lançamento do livro “Confrarias”, tendo ainda salientado que a Câmara Municipal de Évora integrou o conjunto de entidades apoiantes.

Para além dos referidos, colaboraram na apresentação: José Casas Novas da Confraria Gastronómica do Alentejo, Cândida Vacas de Carvalho da Confraria dos Enófilos do Alentejo e António Carmelo Aires da Confraria da Moenga.

Dê-nos a sua opinião

NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.diariodosul.com.pt reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.diariodosul.com.pt

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.