SME
Diario do Sul
Portugal 2020 projetos Março

Em Montemor-o-Novo

Turismo do Alentejo e Ribatejo premeia os melhores

A entrega dos Prémios da Entidade de Turismo do Alentejo e Ribatejo (ERTAR) no Cineteatro Curvo Semedo, em Montemor-o-Novo. Tratou-se da nona edição dos “Prémios Turismo do Alentejo” e a quinta edição dos “Prémios Turismo do Ribatejo”, ao qual concorreram, 92 projetos do Alentejo e 22 do Ribatejo, num total de 114 candidaturas.

Autor :Redacção «Diário do SUL»

Fonte: Redacção «Diário do SUL»

21 Junho 2019 | Publicado : 12:26 (21/06/2019) | Actualizado: 14:30 (21/06/2019)

Ambos os prémios tiveram dez categorias a concurso, nomeadamente: “Melhor Empreendimento Turístico”; “Melhor Turismo Rural”; “Melhor Alojamento Local”; “Melhor Animação Turística”; “Melhor Enoturismo”; “Melhor Evento”; “Melhor Evento de Gastronomia”; “Melhor Restaurante”; “Melhor Projeto Público” e “Melhor Tecnologia de Comunicação”.
Durante cerimónia foram também entregues algumas menções honrosas e revelados os vencedores dos prémios extraconcurso – designadamente o Prémio Especial “Turismo do Alentejo/Ribatejo”, o Prémio Comunicação Alentejo/Ribatejo e a “Distinção Iniciativa” –, cujo processo de eleição é da exclusiva responsabilidade da ERTAR e da Agência Regional de Promoção Turística.
A iniciativa, dirigida a todos os agentes públicos ou privados que desenvolvem projetos de interesse turístico nas regiões, visa distinguir anualmente e divulgar a excelência e inovação da oferta que, de modo geral, tem contribuído para projetar e afirmar o território nos mercados nacional e internacional.
Em declarações aos jornalistas, o Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, Ceia da Silva, enalteceu o esforço dos diferentes operadores e agentes turísticos em procurar o oferecer, diariamente, um produto diferenciador e de qualidade. “Com estes prémios procuramos, acima de tudo, agradecer e reconhecer publicamente o esforço deles”.
“É através do trabalho de um conjunto vasto de pessoas, desde o empregado de mesa, ao gestor hoteleiro, que o Alentejo e o Ribatejo são dois destinos turísticos cada vez mais consolidados a nível nacional e internacional”.
“É um trabalho feito por muita gente em conjunto e de forma articulada com excelência e qualidade. E isso vai desde o rececionista do hotel, ao trabalhador técnico de turismo que está nos postos municipais, aos empresários, aos autarcas, à comunicação social, a um vastíssimo mundo que é a família do turismo”, frisou.
Por seu turno, e sobre os premiados, o presidente do Júri, José Manuel Simões, salientou, em jeito de balanço, que nalgumas categorias “houve claramente um salto qualitativo comparativamente com anos anteriores”.
“Para nós acaba por ser uma atarefa muito difícil já que nalgumas categorias havia condições para atribuir mais do que um prémio. Mas estas são as regras do concurso e ao júri compete ser rigorosos e isento e estamos certos que as nossas escolhas foram justas”.
Para além de José Manuel Simões (Centro de Estudos Geográficos/ Universidade de Lisboa) fizeram parte do júri os seguintes elementos: António Lacerda (Agência Regional de Promoção Turística); José Manuel Santos (Turismo do Alentejo/Ribatejo) Armando Rocha (Neoturis); Carina Monteiro (Publituris); José Luís Elias (Turisver); Pedro Chenrin (Ambitur); Joana Emídio (O MIRANTE); José Miguel Piçarra (Diário do Sul); Jaime Serra (Universidade de Évora) e Teresa Ferreira (Turismo de Portugal).

Marco Paulo embaixador do Alentejo


A Entidade Regional de Turismo do Alentejo aproveitou ainda a oportunidade da cerimónia para nomear Marco Paulo, conhecido cançonetista, natural de Mourão, como Embaixador do Alentejo. O autor do famoso êxito “Eu Tenho Dois Amores”, entre muitos outros, junta-se a assim à vasta lista de embaixadores da região da qual já fazem parte Eunice Muñoz, Ruy de Carvalho, Sara Matos, Raquel Tavares, Áurea e Ana Sofia Cardoso, e muitos mais.
No final da cerimónia teve lugar uma surpresa, com a totalidade dos elementos do júri a subir a palco e a homenagear Ceia da Silva. Por oposição, no inicio da cerimónia atuou o grupo coral Fora d’Oras.

LISTA DE PREMIADOS

Prémios “Turismo do Ribatejo”

1 - Melhor Evento - Os Presépios de Sal; 2 - Melhor Enoturismo - Prémio – Sociedade Agrícola da Quinta da Lagoalva; 3 - Melhor Evento Gastronómico - Festival da Sopa da Pedra; 4 - Melhor Animação Turística - Annie Campers  – Van Trip Portugal; 5 - Melhor Alojamento Local - Convento INN; 6 - Melhor Turismo Rural - Quinta M; 7 - Melhor Restaurante - Taberna Ó Balcão; 8 - Melhor Projeto Publico - EEC Provere Montado de Sobro e Cortiça.

Prémios “Turismo do Alentejo”


Melhor Evento 9 - Prémio – Festival B; 10 - Prémio – Portugal Air Summit; 11- Melhor Enoturismo - Herdade do Freixo II; 12 - Melhor  Evento Gastronómico - Menção Honrosa – Mês das Migas; 13 - Melhor Animação Turística - Vale da Rosa Turismo.
Melhor Alojamento Local 14 - Menção Honrosa  – Herdade do Burrazeiro; 15 - Prémio – C’alma – Casas da Amieira; 16 - Melhor Turismo Rural - Teima, Alentejo SW.
Melhor  Empreendimento Turístico 17 - Menção Honrosa – Hotel Vila Aljustrel; 18 - Prémio – Tivoli Evora Ecoresort; 19 - Melhor Restaurante - Quinta do Quetzal; 20 - Melhor Projeto Publico - Parque Natureza de Noudar.

Prémios Extra Concurso


Prémio Agência Regional de Promoção Turística
Prémio Especial 31 - Florbela Baltazar; João Rodeia
Prémio Comunicação
30 - Juan Antonio Narro Prieto; Alexander Robinson
Prémio “Comunicação Alentejo / Ribatejo” Rede Regional; 26 - O Digital; 25 - Tribuna Alentejo; 27 - Revista Up

Distinção Iniciativa
21 - Quinta da Comporta – Welness Boutique Resort; 22 - Feira de Doçaria Conventual e Tradicional de Portalegre; 23 - Praia Fluvial de Mourão24 - Nuno Monteiro – Promotor do Alentejo;

Prémio Especial 28 - Rota Vicentina – Associação para a promoção do Turismo na Costa Alentejana e Vicentina

Prémio Super Especial – 29 atribuído pelo júri António Ceia da Silva

Dê-nos a sua opinião

NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.diariodosul.com.pt reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.diariodosul.com.pt

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.