auchan
Diario do Sul

Apresentação do Relatório da Evolução do Turismo na cidade de Évora dá continuidade à discussão sobre a implementação da Taxa Turística Municipal

No âmbito do processo de discussão sobre a eventual implementação de uma taxa turística sobre as dormidas no Concelho de Évora, foi apresentado ontem, dia 27 de junho, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o Relatório da Evolução do Turismo na Cidade de Évora.

28 Junho 2019

Para além de ilustrar a preocupação do Município e da Universidade com a recolha e tratamento de informação sistematizada no domínio do turismo, o relatório pretende ser um documento de suporte ao debate sobre todas as questões associadas a esta matéria. Fica assim cumprido o compromisso assumido pelo Presidente da Câmara na reunião com empresários do subsetor do turismo que teve lugar no passado dia 9 de abril, que marcou o início da discussão. Ainda sem qualquer decisão tomada quanto à eventual implementação da taxa turística, a apresentação deste estudo constitui mais um passo importante do processo de auscultação e reflexão que a Câmara Municipal entendeu promover, envolvendo como parceiras de discussão todas as entidades interessadas, quer sejam instituições públicas ou agentes privados ligados ao turismo.

Do documento apresentado pode desde já concluir-se, entre outros dados, pela forte evidência de um crescimento significativo nos últimos cinco anos no que respeita ao fluxo turístico. A estatística mostra grande evolução positiva tanto em número de dormidas como em número de hóspedes. De igual modo cresceu a oferta turística, demonstrando adequado acompanhamento por parte da iniciativa empresarial do setor.

Em breve estará disponível para consulta a versão final deste estudo, que resultou do trabalho realizado pela Universidade de Évora (CIDEHUS – Tourism Creative Lab) e que contou com a coordenação científica e técnica dos professores Jaime Serra, Joana Lima, Noémi Marujo e Maria do Rosário Borges.

Na sessão de apresentação, em que estiveram presentes os representantes dos operadores turísticos de Évora, o Presidente da Câmara Municipal, Carlos Pinto de Sá, salientou a importância deste trabalho como ferramenta fundamental no processo de discussão sobre a eventual implementação da taxa turística no Concelho de Évora. O Presidente teve ainda oportunidade de agradecer aos académicos responsáveis pelo estudo, tendo referido ser este mais um excelente exemplo de colaboração institucional entre a autarquia e a Universidade de Évora.

Dê-nos a sua opinião

NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.diariodosul.com.pt reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.diariodosul.com.pt

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.