SME
Diario do Sul
Portugal 2020 projetos Março

Distinções

EDP Distribuição premeia projetos inovadores

Vencedores do ‘Hack The Electron’ reconhecidos com prémios no valor de 15 mil euros

05 Julho 2019

A EDP Distribuição premiou os melhores projetos do ‘Hack The Electron’, uma maratona de aprofundamento de ideias e criação de projetos, realizada em parceria com a EDP Inovação e a Taikai. Esta iniciativa teve o intuito de estimular o desenvolvimento de soluções inovadoras para as Energy Box, de forma a tirar o melhor partido do enorme potencial que estes novos equipamentos, que estão a substituir os atuais contadores, oferecem aos utilizadores da rede e aumentar a qualidade de vida de milhões de consumidores de eletricidade.
O chamado Hackathon, que arrancou a 15 de maio e tinha em jogo um total de 15 mil euros em prémios, foi constituído por duas competições que decorreram durante o mês de junho.
Na primeira (competição A), os participantes tiveram acesso a um conjunto de dados totalmente anónimos e descaracterizados de clientes domésticos, tais como a potência contratada, o tipo de tarifa e a tipologia de ligação e o consumo, com o propósito de pensar, desenvolver e criar protótipos de serviços que pudessem gerar valor para o consumidor final.
Na segunda competição (competição B), as equipas receberam um kit Energy Box para que pudessem desenvolver soluções inovadoras com base nos dados que estão disponíveis e acessíveis em tempo real nesses equipamentos.
135 programadores, estudantes, empreendedores, engenheiros e criadores de startups, entre os 18 e os 40 anos de idade, participaram nesta iniciativa através da constituição de 45 equipas e do desenvolvimento de inúmeros projetos que passaram pelo crivo da EDP Distribuição. Os 8 melhores projetos de cada competição foram apresentados publicamente no evento que decorreu esta quinta-feira, dia 4 de julho, no Museu da Eletricidade, em Lisboa.
Após a deliberação do júri, foi possível conhecer os grandes vencedores. O 1º lugar da competição A foi atribuído à equipa ‘Energy Army Knife’, que desenvolveu uma plataforma de apoio à decisão para os consumidores de eletricidade. “Propusemos um sistema de recomendação para a tarifa e para a potência contratada, com base em simuladores de aquisição de equipamentos de elevado consumo, de painéis solares e baterias. Estamos muito contentes porque trabalhámos muito e acreditamos no projeto”, disse Joana Faria, um dos elementos do grupo.
Já o 1º lugar da competição B foi atribuído à equipa ‘Zews’, por propor a melhoria na eficiência do sistema fotovoltaico, tirando partido dos dados da rede energética inteligente. “O nosso projeto é um sistema inteligente que monitoriza a exportação de energia elétrica para a rede.

Sermos reconhecidos pelo nosso trabalho e esforço é uma sensação muito boa”, garantiu Miguel Silva, um dos premiados.
Com este tipo de iniciativas, e quando já estão instaladas mais de 2,3 milhões de Energy Box, a EDP Distribuição pretende estimular a comunidade a desenvolver soluções sustentáveis, fiáveis e inovadoras, capazes de melhorar a qualidade de serviço, com elevados benefícios para o consumidor.

Dê-nos a sua opinião

NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.diariodosul.com.pt reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.diariodosul.com.pt

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.