Diario do Sul

Pré-escolar e 1º ciclo contemplados pela autarquia

Alandroal garante refeições grátis a 200 alunos

Os cerca de 200 alunos que frequentam o pré-escolar e o 1º ciclo das escolas do Alandroal vão ter refeições gratuitas já a partir do próximo ano letivo, segundo revelou o presidente da autarquia, João Maria Grilo.

Autor :Roberto Dores

Fonte: Redacção «Diário do SUL»

10 Julho 2019

Esta medida, que representa um investimento anual na ordem dos 30 mil euros, ganhou viabilidade à boleia do alargamento do programa do Governo que contempla a gratuitidade de manuais escolares para o 3º ciclo e ensino secundário, permitindo ao executivo alentejano ficar com uma folga nas verbas destinadas à educação.
João Maria Grilo relembra que já tinha apostado nesta mesma medida quando esteve à frente da Câmara do Alandroal pela primeira vez, entre 2009 e 2013, decidindo fornecer refeições gratuitas às crianças como forma de ajudar as famílias em tempo de crise. “Havia pessoas em situação difícil e entendemos que era o momento para fazer isso”, diz o edil, sublinhando que agora o conceito é o mesmo de há dez anos, alargando as refeições às 200 crianças.
“Como o Governo assume o pagamento dos manuais escolares, deixando nós de assumir compromissos nessa área, ficamos com a tarefa facilitada para apoiar as famílias”, justifica, acrescentando tratar-se de uma decisão que, na prática, vai ajudar os pais dos alunos. Isto porque João Maria Grilo tem constatado que há no concelho “determinadas famílias que precisam de uma atenção especial”, refere, apontando casos de pais relativamente jovens que têm empregos precários ou casais onde apenas um dos elementos trabalha.
“São pessoas que têm casas e carros para pagar. Sei que são famílias que andam aqui com mais dificuldades e sem apoios sociais”, acrescenta, ressalvando ainda que “houve medidas que contemplaram idosos e que hoje lhes garantem uma certa proteção, mas depois temos os casos destes casais que também estão em dificuldade e que agora vão ter esta ajuda direta através das refeições dos filhos.”
Entre os planos da autarquia para os estabelecimentos escolares está ainda o novo projeto que passa pela criação da Academia do Sucesso, onde se procura promover o sucesso educativo no Alandroal, não apenas na componente académica, mas também em “todas as dimensões do desenvolvimento social e cultural das crianças”, explicou João Maria Grilo, revelando que há uma nutricionista que integra a equipa.
O objetivo da inclusão da especialista neste processo visa assegurar que o crescimento e desenvolvimento das crianças vai assentar numa “alimentação equilibrada e saudável”, diz o autarca, que adjetiva este ponto de “aspeto fundamental” rumo à qualidade da saúde no futuro.
“Se pudermos intervir um pouco também a esse nível, criando hábitos saudáveis, estamos a contribuir para a saúde futura das nossas crianças e estamos também a educá-los”, justifica o autarca, para quem um projeto com estas características funciona melhor “se toda a comunidade estiver envolvida e todas as crianças estiverem a partilhar os mesmos princípios e os mesmos passos”, conclui.

Dê-nos a sua opinião

NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.diariodosul.com.pt reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.diariodosul.com.pt

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.