SME
Diario do Sul
Portugal 2020 projetos Março

MÚSICA

CAPOTE À SOMBRA — 13 e 14 de Julho, 2019

Jardim dos Colegiais (Hyde Park) Évora • Uma iniciativa Capote Música integrada no Festival Artes à Rua

12 Julho 2019

Capote à Sombra é a iniciativa veraneante da Capote Música, integrada no Festival Artes à Rua da Câmara Municipal de Évora, pelo 2º ano consecutivo.
Dias 13 e 14 de Julho às 18h, Capote à Sombra acolhe bons representantes da nova música portuguesa para um final de tarde descontraído, em harmonia com o património material e natural da cidade de Évora.
Nesta 2ª edição, voltamos à sombra do Jardim dos Colegiais (Hyde Park), e as bandas convidadas são: Sequin, Beautify Junkyards Baleia Piloto e Momma T & the Cameltoes.
Para além da construção de dinâmicas culturais que promovem a descentralização e a música emergente, a Capote Música continua a provocar encontros com artistas de projecção tanto regional como nacional.
A Capote Música é um colectivo independente de Évora que apoia a criação e produção musical.

Bandas 2ª edição Capote à Sombra


SEQUIN
Sequin é o projecto a solo de Ana Miró, que nasceu no início de 2013, dando-se a conhecer com o lançamento de "Beijing", tema muito bem recebido pelas rádios nacionais.
O seu primeiro álbum, "Penelope", produzido por Moullinex, foi lançado em Abril de 2014 pela editora Lovers & Lollypops.
As suas músicas levam-nos a uma espécie de orientalidade electro pop, embalada pela sua voz doce e envolvente, pelos ritmos quentes e pelas ambiências antagónicas que vai criando, num misto de festa e nostalgia. Tendo passado por vários palcos em todo o país, destaca-se a sua presença em festivais como Milhões de Festa, Vodafone Mexefest, Vodafone Paredes de Coura, NOS Alive, Bons Sons, Boiler Room Redbull Lisboa e Futuroscope em Itália.
Foi nomeada para o prémio Artista Revelação 2014, nos Portugal Festival Awards, e recebeu, em Cáceres, o prémio Artista Revelação Europeia 2014, dos Prémios PopEye.
Em Fevereiro de 2016 lança o seu segundo trabalho, o EP intitulado "Eden", produzido por Filipe Paes, um trabalho mais intimista e melancólico que recua até à génese deste seu projecto a solo.
O ano de 2018 marca o regresso de Sequin às edições, com "Born Barckwards", segundo longa duração, em edição de autor com o apoio da Leitura Tropical e produzido por Xinobi.
Loveless || Honey Bun || Beijing || Queen
Facebook || Bandcamp

BEAUTIFY JUNKYARDS
Os Beautify Junkyards lançaram o seu terceiro álbum "The invisible World of Beautify Junkyards", a 9 de Março’18 através da editora inglesa Ghostbox. Uma edição em todos os formatos (LP,CD e digital) e tem distribuição mundial através da State 51.
O álbum tem tido uma recepção muito calorosa por parte da imprensa especializada nacional e estrangeira e airplay em rádios portuguesas como a Antena 3, Radar, Vodafone FM e também estrangeiras como a BBC2, BBC6 e a americana KEXP. Foi considerado álbum da semana no importante site Bleep e tem sido muito elogiado por artistas como DJ Food ou o escritor Simon Reynolds (autor de Retromania).
Em Setembro de 2018 estreou no canal americano AMC a série “Lodge 49” produzida por Paul Giamatti e na sua banda sonora foi incluída uma música dos Beautify Junkyards, ao lado de bandas como Broadcast, The SoundCarriers, Silver Apples, Felt e Lee Hazlewood.
Em Outubro de 2018 a banda realizou uma tour por terras inglesas, com 2 concertos na mítica sala londrina Café OTO (1a noite esgotada) e um concerto em Sheffield.
Aquarius || Sybil's Dream


BALEIA PILOTO
Baleia Piloto nasce em 2017 nos arredores de Lisboa. Quatro amigos juntam se para partilhar histórias e sons.
Antero Assane (Switchtense, Praga, Airbuzz) toca bateria e marca o pulso das canções. David Matos (Mendes e João Só, Praga, Airbuzz) improvisa melodias graves no baixo e no sintetizador.
Nuno Lopes (Praga) segura na guitarra e sonha com timbre na ponta dos dedos. Pedro Farraia (CazotaProd) assume as teclas e viaja por cenários sónicos.
Todos cantam. Criam música moderna de memórias antigas. Canções com curvas e contratempos, onde linguagens se misturam para perceber o silêncio, pois é nas pausas que ganham embalo.
Encontram-se a gravar o seu primeiro EP no Estúdio Zeco e o primeiro single “Contramão”, lançado em Dezembro de 2018, já passa nas rádios nacionais e há 15 semanas que se mantém no TOP A3.30 da Antena 3.
Single “Contramão” || Facebook


MOMMA T & CAMELTOES
Momma T (Ana do Mar Ribeiro) é uma jovem guitarrista e vocalista autodidacta, que nos apresenta um conjunto de músicas do seu EP de estreia "Soft Belly". Segundo Ricardo Romano da Altamont “Ana Ribeiro é a filha branca que o James Brown nunca assumiu, escrevendo e cantando os temas mais funky alguma vez tocados abaixo do Tejo.” Acompanhada pelos seus músicos, The Cameltoes, esta banda de jovens músicos mostra-nos o melhor de vários mundos numa junção de blues, funk, rock e soul, que não deixa ninguém indiferente!
Peaches || Facebook

Dê-nos a sua opinião

NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.diariodosul.com.pt reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.diariodosul.com.pt

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.