Diario do Sul
AQUAPORTIMÃO

A prova realizou-se dia 25, nas Ilhas Canárias

Portugal conquista bronze no Europeu de Judo de Veteranos

Depois da medalha de ouro no Campeão do Mundo de Veteranos de Judo, em 2018, João Neves regressa ao pódio, desta vez para receber o bronze na categoria -60kg, no Campeonato Europeu da modalidade. O primeiro português a conquistar o título de Campeão Mundial da categoria terminou a prova em 3º lugar, após vencer, esta tarde, o francês Thierry Barruet.

26 Julho 2019

O português entrou no tatami das Ilhas Canárias a vencer, superando Richard Danjoux. No segundo combate, o judoca acabou por perder frente ao russo Georgi Maljutin, passando para a fase de repescagem. Nesta, após vencer dois combates, viu o seu lugar assegurado no pódio da competição.

“Estou contente com o resultado, é uma medalha que levo para Portugal e que foi conseguida com muitos meses de preparação. Quando entro numa prova é para ganhar, é essa a minha forma de competir e de encarar os desafios, mas a medalha de bronze é já um resultado muito positivo. Agora tenho um novo objetivo: preparar-me para o Mundial de outubro, em Marrocos.”, refere João Neves.

Na bagagem para a competição, contou com o apoio da PRIO, empresa de distribuição e comercialização de combustíveis líquidos e produção de biocombustíveis, e do Lusíadas Saúde, grupo de saúde que apoia os “campeões na forma de viver a vida”.

O judoca tem mais de 50 anos de carreira e inúmeros títulos, tanto a nível individual como em equipa. Desde que voltou à competição, enquanto atleta veterano, tem conquistado as maiores proezas da sua carreira. O professor do Ginásio Clube Português estava entre os favoritos para a medalha de ouro deste Europeu, depois de conquistar a medalha de bronze na mesma competição, em 2018, em Glasgow e o ouro no Mundial do México.

João Neves dá aulas de judo desde os seus 19 anos, tendo sido professor de inúmeras promessas, como a mundialmente medalhada Catarina Rodrigues. Além da recente conquista, João Neves soma mais de 20 títulos em Portugal. Foi campeão nacional cinco vezes, enquanto atleta sénior e participou nos Jogos Olímpicos de 1984, em Los Angeles, onde conseguiu o 9.º lugar. Integrou também o Projeto Olímpico de Seul e Barcelona e foi selecionador nacional.

O Campeonato Europeu de Veteranos de Judo é organizado pela Federação Internacional de Judo. Este ano, conta com 828 atletas de 35 países, 694 homens e 134 mulheres, que disputam categorias individuais e em equipa.

Sobre o João Neves

João Neves pratica judo desde os seis anos, tendo durante os já 50 anos de carreira conquistado títulos a nível nacional e internacional, entre eles o título de primeiro português Campeão Mundial de Judo de Veteranos, em 2018, no México. No mesmo ano, conquistou também o bronze no Campeonato Europeu. Durante a sua carreira conquistou mais de 20 títulos nacionais e participou nos Jogos Olímpicos de 1984. É treinador no Ginásio Clube Português desde os 19 anos.

Dê-nos a sua opinião

NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.diariodosul.com.pt reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.diariodosul.com.pt

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.