auchan
Diario do Sul

Primiera certificação de candidatos à Bolsa de Voluntários Cinotécnicos Civis de Busca e Salvamento

Autor :Nota de imprensa

Fonte: GNR

16 Agosto 2019

A Unidade de Intervenção, através do Grupo de Intervenção Cinotécnica, no dia 6 de agosto, em Queluz, certificou as três primeiras equipas de binómios, no âmbito da Certificação de Candidatos Bolsa de Voluntários Cinotécnicos Civis de Busca e Salvamento da Guarda Nacional Republicana (GNR), de acordo com o Regulamento de Validação Técnica da GNR.

Nesta primeira certificação, em que se candidataram diversas equipas de voluntários, foi  possível certificar dois binómios dos Bombeiros Voluntários de Resende e um binómio da Associação de Resgate Cinotécnico de Sintra. A bolsa de voluntários tem o objetivo de preparar e qualificar equipas cinotécnicas civis já existentes, no sentido de trabalharem em conjunto com a GNR, em situações reais de missões de localização de pessoas desaparecidas, potenciando assim o sucesso das operações de busca e resgate.

Saliente-se que a GNR dispõe, desde os anos 60, de meios cinotécnicos com capacidade de deteção de odor humano e para este mesmo propósito operacional, e desde o ano de 2001 que se depara com a presença voluntária e inopinada de equipas cinotécnicas civis que pretendem apoiar as missões de localização de pessoas desaparecidas. A necessidade de um enquadramento técnico e operacional para as equipas civis, levou a GNR a criar uma certificação neste âmbito.

Os candidatos que venham a obter sucesso na provas a que se candidatam, receberão certificação e serão integrados numa base de dados, em condições de serem acionados pelo Grupo de Intervenção Cinotécnico (GIC), nas buscas em grandes áreas ou em escombros com recurso a cães, na área de jurisdição da GNR, ou em situações que outros agentes de proteção civil entendam recorrer ao seu emprego.

As candidaturas à Bolsa de Voluntários Cinotécnicos Civis de Busca e Salvamento da GNR, deverão ser remetidas para o endereço de correio eletrónico ui.gic.cfc@gnr.pt.

Dê-nos a sua opinião

NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.diariodosul.com.pt reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.diariodosul.com.pt

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.