auchan
Diario do Sul

Cada voto conta! Ajude-nos a chegar mais longe!

DARK SKY® ALQUEVA NOMEADO PARA OS WORLD TRAVEL AWARDS

Depois de conquistar a 8 de Junho o Europe’s Responsible Tourism Award, estamos agora na competição pelo prémio do mundo e, entre os grandes nomes que estão nomeados, o Dark Sky® Alqueva tem grandes sonhos para alcançar, não sozinho, mas com a ajuda de todos! Cada voto conta para levar ainda mais longe a nossa missão de proteger este céu escuro e aumentar a consciência sobre a poluição luminosa.

08 Outubro 2019

O voto é realizado através do website dos World Travel Awards e para facilitar o acesso à categoria do Dark Sky® Alqueva existe um link mais directo disponibilizado em duas versões, curta e longa mas também poderá aceder através do website, www.darkskyalqueva.com, e página oficial de facebook, wwwfacebook.com/Alqueva.
URL: https://www.worldtravelawards.com/vote-for-dark-sky-alqueva-worlds-responsibletourism-award-2019
URL curto: https://bit.ly/302e9Vv
O voto implica o registo e caso seja a primeira vez que vota nestes prémios é necessário confirmar o email. Esta confirmação é realizada seguindo as instruções da mensagem enviada pela plataforma para o endereço de email usado. Somente após este procedimento é que o voto é confirmado e aceite. A votação termina no dia 20 de Outubro.
O Dark Sky® Alqueva é sem dúvida o primeiro destino de astroturismo português cuja criação remonta a 2007. Tendo por base o conhecimento adquirido que permitiu acreditar e apostar no astroturismo como uma importante tendência futura da procura turística, avançou-se em 2007 para o desenvolvimento de um destino sustentável em que o recurso céu noturno fosse o pilar da base de trabalho. Aliado ao desenvolvimento turístico sustentável, a nossa missão reside ainda em proteger o céu nocturno e com isso trabalhar com o objectivo de atingir valores próximo de zero, no que diz respeito à poluição luminosa.
Em 2011, o Dark Sky® Alqueva tornou-se o primeiro Starlight Tourism Destination do mundo e em 2018 o primeiro transfronteiriço. Começou com seis concelhos Portugueses, aos quais se associaram Mértola, Évora, Serpa e Redondo e hoje abrange uma área, entre Portugal e Espanha, de 9.700,00 km2 em torno do Lago Alqueva.
A Rota Dark Sky® oferece diversas actividades de observação astronómica a olho nu ou com telescópios, que podem ser realizadas no Observatório Oficial Dark Sky®, na Cumeada, ou em qualquer zona do território certificado sempre guiadas por um Guia Dark Sky®. Para além destas actividades, foram desenvolvidas outras complementares que podem ser realizadas à noite mas também de dia, tais como passeios pedestres que combinam património e natureza, canoagem, yoga do Sistema Solar, passeios a cavalo, passeios e workshops fotográficos, passeios vínicos e provas de vinho normais e cegas, team building, orientação, bird watching, wildlife watching, entre outras sob consulta. Das actividades que podem ser realizadas de noite, destacamos os workshops de astrofotografia privados ou em grupo, liderados pelo astrofotógrafo internacional Miguel Claro. Das experiências de carácter diurno, destacamos os passeios de barco pelo Alqueva, a pesca, o Sunset Dark Sky® com observação do sol através de telescópio solar acompanhado de aperitivo Gin Sharish ou Cocktail não alcóolico, e ainda o balonismo ao nascer ou ao por do sol. Estas são algumas das actividades mais procuradas mas a nossa equipa e os nossos parceiros estão sempre disponíveis para novas criações e desenvolvimento de programas por medida. Para conhecer as nossas actividades e parceiros visite o nosso website www.darkskyalqueva.com. Só lá encontrará os parceiros oficiais.
A Rede de Destinos Dark Sky® continua a crescer e por isso este ano foi iniciado o trabalho com a Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Tua (ADRV) para criação do Dark Sky® Vale do Tua, que integrará a área do Parque Natural Regional do Vale do Tua.

Dê-nos a sua opinião

NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.diariodosul.com.pt reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.diariodosul.com.pt

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.