auchan
Diario do Sul
euroace

EUROACE

Novos centros aderem ao projeto jornalismo Bilingue para jovens

Um total de 16 centros educativos das regiões que compõem a EUROACE concretamente Alentejo, Centro de Portugal e Extremadura, participam no projeto de jornalismo bilingue para jovens por iniciativa da Direção Geral de Ação Exterior da Junta de Extremadura.

30 Outubro 2019

Desde o início do curso, os centros escolares participantes neste projeto, sob a orientação dos professores de português e espanhol em cada território, estão trabalhando com jovens entre 15 e 18 anos na elaboração, correção e seleção de textos jornalísticos como prática de ambos os idiomas.

Aos doze centros educativos da Extremadura e Portugal que participaram em 2018 somam-se este ano IES San Fernando de Badajoz, a Escola de hotelaria e Turismo de Orellana e os Agrupamentos de Escolas de Campo Maior e Fundão, numa iniciativa pioneira como é o ensino de um idioma estrangeiro através de textos jornalísticos.

Da parte extremenha, participam oito centros de Badajoz, Cáceres, Moraleja, Olivenza, Valencia de Alcántara, Zafra, e a Escola de hotelaria e Turismo de Orellana; quatro do Alentejo das localidades de Elvas, Évora, Alandroal e Campo Maior; e quatro da Região Centro de Portugal, que são Castelo Branco, Fátima, Proença-a-Nova e Fundão.

Este programa de jornalismo bilingue para jovens da Euroace, que pretende estabelecer vínculos entre os alunos de ambos os lados da fronteira para promover e conhecer a língua, a cultura e a sociedade raiana, está a ser desenvolvido pelo grupo de comunicação DigitalPress e da Direção geral de Ação Exterior da Junta de Extremadura, através do Gabinete de Iniciativas Transfronteriças e cofinanciado do programa INTERREG V-A.

Um dos principais atractivos e aliciantes desta iniciativa foi a criação de um canal digital associado ao projecto, https://www.larayaaraia.com/, assim como o apoio de meios de comunicação de ambos os lados da Raia.

A difusão das notícias elaboradas por estudantes dos centros participantes em Diário do Sul, Reconquista, regiondigital.com e Linhas de Elvas, pressupôem um elemento motivador para o sucesso desta iniciativa que em 2019 alcançará 450 alunos.

ENCONTRO NA FEHISPOR 2019

Como novidade para esta edição, destaca-se um encontro presencial entre os centros participantes pois, o projeto reunirá os alunos de ambos os lados da fronteira no próximo dia 22 de novembro em Badajoz, durante la celebração da Feira Hispano-Portuguesa (FEHISPOR).

O objetivo é cumprir uma jornada formativa com uma alta componente prática para que possam sentirem-se jornalistas por um dia.

Dê-nos a sua opinião

NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.diariodosul.com.pt reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.diariodosul.com.pt

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.