auchan
Diario do Sul
euroace

VOLUNTARIADO

A Fundação Eugénio de Almeida já formou perto de 500 voluntários e técnicos em 2019

Em preparação novas ações formativas e informativas para novembro e dezembro

07 Novembro 2019

A Fundação Eugénio de Almeida promove, desde 2001, um vasto trabalho de qualificação na área do voluntariado, quer de pessoas que desejam vir a ser voluntárias, quer de técnicos de diferentes organizações, públicas e privadas, para o desenvolvimento de ações voluntárias.

 

Neste âmbito, a Fundação promove formação estruturada e contínua dirigida a pessoas que desenvolvem ou pretendem desenvolver atividades voluntárias, realizando workshops, encontros e seminários para troca de experiências e avaliação de resultados, tendo, desde o início do ano 2019, já formado perto de 500 voluntários entre estudantes, pessoas voluntárias, técnicos e dirigentes de entidades promotoras de voluntariado.

 

Neste momento, a Fundação está a preparar mais um conjunto vasto de formações nestes últimos dois meses de 2019, nomeadamente mais uma edição do Workshop Ser Voluntário, agendado para o dia 5 Novembro, por forma a dotar os voluntários com conhecimentos básicos sobre os principais conceitos do voluntariado, a sua prática e modo de funcionamento, uma nova edição do Programa de Voluntariado em Atividades com Menores, nos dias 11, 12 e 13 de novembro. Este Programa tem como o objetivo capacitar os voluntários para que possam dar o seu apoio a distintos programas de atividades com menores, tendo conhecimentos básicos em enquadramento legal, em primeiros socorros e em atividades de animação na infância.

 

Destinado a técnicos ou dirigentes de instituições promotoras de voluntariado, realiza-se nos dias 19 e 20 de novembro o Programa de Enquadramento e Gestão de Voluntários, uma formação inclui uma sessão especifica sobre o enquadramento legal de voluntários e uma outra sobre gestão de projetos de Voluntariado, proporcionando assim conhecimentos sobre o itinerário de gestão e os aspetos críticos para a qualidade dos projetos de voluntariado. Esta sessão será dinamizada por Susana Queiroga, vice-presidente da Confederação Portuguesa de Voluntariado.

 

No dia 22 de novembro, realiza-se mais uma sessão dirigida a voluntários sobre a Família e a Fundação Eugénio de Almeida, proporcionado assim aos voluntários que estão inseridos nos projetos de voluntariado da FEA o conhecimento necessário sobre a família e a Fundação.

 

Por fim, no dia 27 de novembro, será realizada mais uma visita formativa Évora Cidade da Cultura, através da qual os voluntários poderão visitar e conhecer os diversos espaços vocacionados para a promoção de ações artísticas, culturais e patrimoniais de Évora, local onde desenvolvem a sua atividade.

Em preparação, está já também o programa de celebração do Dia Internacional dos Voluntários, que se comemora dia 5 de dezembro, com um vasto conjunto de atividades.

A Fundação Eugénio de Almeida é promotora do Banco Local de Voluntariado de Évora, o qual regista cerca de 150 novos voluntários todos os anos, estando já inscritos cerca de 1.200 pessoas e cerca de 60 organizações da nossa comunidade.

Dê-nos a sua opinião

NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.diariodosul.com.pt reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.diariodosul.com.pt

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.