auchan
Diario do Sul

Canto e Guitarra por Joana Godinho e José Farinha

XV Ciclo de Concertos “Música no Inverno”

A Associação Eborae Mvsica organiza, em novembro e dezembro, sempre às 18h00, o XV Ciclo de Concertos "Música no Inverno”, no Convento dos Remédios. Este Ciclo visa promover eventos musicais que possam contribuir para qualificar a oferta cultural a nível do Turismo Cultural. Pretende aprofundar a relação entre o património construído, neste caso a Igreja do Convento dos Remédios, em Évora, e a adequação de uma oferta musical regular à fruição pelo público e à participação de grupos ,musicais regionais, naci

14 Novembro 2019

O Ciclo iniciou-se no dia 2 de novembro às 18h00 com um Recital de Violino e Piano por Bruno Monteiro e João Paulo Santos seguindo-se no dia 9 um Recital de Violoncelo e Piano por Samuel Santos (violoncelo) e Eduardo Jordão (piano); no próximo dia 16 terá lugar um Recital de Canto e Guitarra pelo duo Lundú formado por Joana Godinho (canto) e José Farinha (guitarra).

Programa:  O Duo Lundú apresenta o seu mais recente projeto, baseado em compositores do século XX, juntando a magia da música ao universo da fotografia, com imagens originais do guitarrista José Farinha, que mantém em paralelo uma atividade de fotógrafo amador. Obras de Joaquín Rodrigo - “Coplas del Pastor Enamorado”,“Pastorcito Santo”, “Aranjuez , Ma Pensée”;Obras de Leo Brouwer - “Poema”, “Dia de Noviembre”,“Cancion de Cuna”; Obras de Heitor Villa-Lobos - “Modinha”,“Bachianas Brasileiras Nº5”, “3 Prelúdios para guitarra solo”; Obras de Ernesto Cordero - “Dejadme Llorar a Mares”, “Mi Primer Verso”, “La Hamaca”,“La Voz del Güiro”,“En el Café”,“Callate Silencio Mio”.

Duo Lundú - composto pela cantora Joana Godinho e pelo guitarrista José Farinha, músicos profissionais com uma vasta experiência em música de câmara. Os dois músicos começaram a tocar juntos, eram ainda estudantes de música e mantiveram o seu projeto desde então, a cumplicidade e fusão entre a voz e a guitarra, transparece na sua performance, num grupo que se mantém no ativo há mais de 23 anos. Desde a sua formação têm-se apresentado em diversos concertos e festivais de música por várias localidades ao longo dos anos. O seu repertório passa pela música erudita ocidental desde o séc. XVI ao séc. XX, com especial incidência no repertório da canção de câmara, incluindo o rico espólio de alguma música portuguesa, estabelecendo uma ponte entre o erudito e a música de inspiração mais tradicional. Em 2016 o Duo Lundú submeteu-se a um exame de música de câmara pela ABRSM (Associate Board of The Royal School of Music) na categoria de Ensemble Advanced, tendo o grupo obtido o diploma com as mais altas referências técnico-artísticas.

Joana Godinho- É licenciada e profissionalizada em canto pela Universidade de Évora onde estudou sob a orientação da professora Liliane Bizineche. Frequentou cursos de aperfeiçoamento e Masterclasses de canto e coro em Espanha, Portugal, Itália e Inglaterra, onde estudou com Claudine Ansermet; Emma Kirkby, Andrew Griffiths (Stile Antico), William Lyons e Peter Oswald (Shakespeare’s Globe Theatre), Merit Ariane Stefanos; Maria Jonas e Carles Magraner, entre outros. Dedica-se principalmente ao repertório de Câmara e integra diferentes grupos, onde interpreta um vasto repertório desde a música antiga até ao séc. XX; colabora como solista com diferentes formações orquestrais e apresenta-se regularmente em concertos por todo o país, tendo também atuado em Espanha, Itália, Malta, Inglaterra e Geórgia.

 José Farinha - Em 1997 ingressou na Universidade de Évora, tendo concluído a Licenciatura em Guitarra e Música de Câmara com os professores Paulo Valente Pereira e Pedro Jóia.

Frequentou diversos cursos de aperfeiçoamento de Guitarra com Leo Brouwer, Alberto Ponce, José Diniz e Louis Andriessen, entre outros. Realizou vários recitais a solo e com diversas formações de Música de Câmara, no País e no Estrangeiro, nomeadamente em Espanha, Suíça, Bulgária, Bélgica, Malta e Moçambique.

O ciclo prossegue no dia 23 – Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras , direção de Nicolay Lalov; dia 30 Recital de Piano por António Rosado , dia 7 de Dezembro – Quinteto de Cordas – Susana Nogueira e Luis Rufo (violinos), Bruno Correia (viola d’arco), Samuel Santos (violoncelo), Hugo Monteiro (contrabaixo) e termina no dia 14 de dezembro com o Concerto de Natal pelo Coro Polifónico “Eborae Mvsica” acompanhado ao piano por Ana Filipa Luz, sob a direção de Eduardo Martins.

A Organização é da Associação Eborae Musica entidade financiada pelo Ministério da Cultura- DGArtes e Direção Regional de Cultura do Alentejo, com Co-Produção da Câmara Municipal de Évora, e apoio de: Diário do Sul, A Defesa, Registo, Antena 2  e Rádio Diana.

Dê-nos a sua opinião

NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.diariodosul.com.pt reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.diariodosul.com.pt

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.