auchan
Diario do Sul

A cooperação transfronteiriça avança no décimo aniversário da eurorregião EUROACE

03 Dezembro 2019 | Publicado : 07:50 (04/12/2019) | Actualizado: 09:24 (04/12/2019)

Passaram-se 10 anos desde a constituição da eurorregião, circunstância que ficou marcada nas dezenas de atividades levadas a cabo durante este ano pelos Gabinetes de Iniciativas Transfronteiriças do Alentejo, Centro e Extremadura, que ajudaram a dinamizar a cooperação entre as três regiões da Euroace.

Neste quadro de atividades, a cooperação de âmbito cultural foi uma constante na eurorregião neste ano de 2019. Aos mais antigos festivais ibéricos de cinema e de música, com várias décadas de história, juntam-se iniciativas mais recentes como o festival de cinema Periferias, entre Marvão e Valência de Alcântara, o Circuito Ibérico de Artes Cénicas, os encontros de artistas plásticos das três regiões, e outras iniciativas como o concurso de fotografia sobre o Património Cultural e Natural da Euroace, desenvolvido em conjunto com o Centro Unesco da Extremadura, e a exposição daí resultante, que irá percorrer as três regiões. Para além disso, e para dinamizar a cooperação cultural, foi celebrado mais uma vez o Dia de Portugal na Extremadura, com música, arte, literatura e programas sobre a gastronomia do país vizinho que foram exibidos na televisão pública extremenha.

O ano de 2019 foi também um ano para que as gerações mais jovens atravessassem a fronteira que partilhamos. Pela primeira vez, foi celebrada uma Olimpíada Raiana em Valência de Alcântara, que reuniu mais de 700 estudantes dos dois lados da fronteira. Por sua vez, vão-se consolidando projetos como o Jovens Jornalistas da Euroace, no qual cerca de 450 jovens das três regiões puderam praticar a língua do país vizinho, redigir notícias da sua envolvente contextual e vê-las publicadas na imprensa digital da sua região. Também em 2019, em Castelo Branco, 170 estudantes de Artes e Música de escolas secundárias da EUROACE comemoraram o Dia da Europa; e, ainda, graças aos 29 encontros escolares organizados pelo Gabinete de Iniciativas Transfronteiriças, cerca de 3000 estudantes e professores das três regiões partilharam um dia de atividades nas escolas portuguesas.

No âmbito da economia também foram apoiadas várias iniciativas, como o Fórum Conecta Empresas. Indústria 4.0 na Euroace, o Encontro Internacional de Tributação Luso-Espanhola, celebrado a 2 de outubro em Badajoz, ou a XXX edição da Fehispor, onde a Euroace esteve representada com stand próprio.

Estas atividades foram desenvolvidas no âmbito do projeto GIT EUROACE 2020, cofinanciado pelo programa europeu INTERREG V A. No quadro deste programa foram ainda desenvolvidos outros 27 projetos no âmbito da EUROACE, em setores tão importantes para os nossos territórios como a promoção do empreendedorismo, a inovação, a incubação de empresas ou a proteção dos espaços naturais partilhados. Para além disso, ampliou-se a cooperação a novas necessidades de abordar de forma conjunta desafios comuns, como são o envelhecimento da população ou a violência de género.

Precisamente no ano 2020, cumprem-se os 30 anos deste programa que vem financiando a cooperação transfronteiriça na Europa desde 1990, e que é uma ferramenta que tem permitido às regiões fronteiriças de todo o continente aproximarem-se entre elas e criar eurorregiões como a Euroace, onde o Alentejo, o Centro e a Extremadura renovam o seu compromisso em continuar a cooperação e em contribuir, assim, para o fortalecimento da União Europeia.

Dê-nos a sua opinião

NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.diariodosul.com.pt reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.diariodosul.com.pt

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.