Diario do Sul

MÚSICA

CONCERTO DE ANO NOVO

Orquestra de Cordas e Orquestra de Sopros do Conservatório Regional de Évora-Eborae Musica

23 Dezembro 2019

O Conservatório Regional de Évora – Eborae Mvsica, a Associação Eborae Mvsica e a Câmara Municipal de Évora promovem o Concerto de Ano Novo, pelas Orquestra de Cordas e Orquestra de Sopros do Conservatório Regional de Évora – Eborae Mvsica, sob as direções de Luis Rufo e Artur Barroso, nos dias 4 e 5 de Janeiro, sábado, às 21h30,e domingo às 18h30, no Teatro Garcia de Resende.

Orquestra de Cordas


Programa: Orquestra de Cordas - Sinfonia nº4 de William Boyce (1711-1779) – Allegro, Vivace ma non troppo, Allegro; Concerto op.3 nº8 de A. Vivaldi (1680-1783) – Allegro (Violinos - Joana Canhoto e Lia Nascimento) ; Andante festivo de J. Sibelius (1865-1957); Suite Holberg op.40 de E. Grieg (1843-1907)-Praeludium; Orquestra de Sopros - Appalachian Overture - James Barnes; Trumpeter's Lullaby- Leroy Anderson (solista-Alexandra Moita ); El Camino real- Alfred Reed; Ammerland- Jacob de Haan; Encanto - Robert W. Smith; Radetzky March- Johann Strauss;

Orquestra de Sopros

Luis Rufo - É Licenciado em Violino (pré-Bolonha) pela Escola Superior de Música de Lisboa com Gareguine Arouthounian. Estudou no Mestrado em Violino na Universidade de Évora, na Classe de Valentim Stefanov. Frequentou Masterclasses com Ifrah Neaman, Stephen Bull, Massimo Mazzeo, Bertrand Bordeaux e Robert Houlihan. Tem colaborado com várias orquestras portuguesas, tendo trabalhado com os maestros Lawrence Foster, Michael Zlim, James Tuggle, Vasco de Azevedo, Miguel Ivo-Cruz, Nikolay Lalov, Horst Zell, Christhoper Bochmann, Miguel Graça Moura, Rodolf Barshai, Muhai Tang, entre tantos outros. Foi Concertino da Orquestra da EPMEV, em Portugal e Espanha, Moçambique e nos Pirinéus, e Alemanha. Participou na gravação do CD de obras de Christhoper Bochmann. Tem-se apresentado em recitais na formação de Violino e Piano, violino e Guitarra, e em grupamentos de câmara, particularmente quarteto e quinteto de cordas, em Portugal, Itália e Bulgária.Foi membro do júri do Prémio “José Augusto Alegria”- Concurso para Jovens Intérpretes,promovido por Eborae Mvsica.


Artur Barroso - começou a estudar trompete em 1991 na escola profissional de música de Évora na classe do Professor Fabrizio Nazzeti. Tem o Curso Superior e a profissionalização para o Ensino Especializado da Música da Academia Nacional Superior de Orquestra –Orquestra Metropolitana de Lisboa; participou em vários Master-Classes, entre os quais alguns a destacar: Master-Classes com Eric Aubier, Quinteto de Metais do Porto, com Matthias Höfs, Master-Class de Música Antiga em Frankfurt com Friedmann Immer (Alemanha), Master-Class de trompete com o Professor Michael Sachs, com  Bruno Nouvion, com Pedro Monteiro, Master- classe e concerto em Manchester com o Professor John Miller. Tocou várias vezes a solo com os Organistas Sibertin Blanc e António Mota. Foi convidado para tocar com várias orquestras e grupos nacionais e internacionais. Em 2004  com o Ensemble Português de Trompetes (Ensemble fundado na Academia Nacional Superior de Orquestra, Orquestra Metropolitana de Lisboa), participa num dos maiores encontros mundiais de trompetistas: ITG (International Trumpet Guild ) em Denver (Estados Unidos). Fez vários concertos com este grupo em Inglaterra, Portugal , Espanha, Alemanha e França. Frequentou o curso de
aperfeiçoamento de direção de banda, organizado pela Sociedade Filarmónica Artística Estremocense, com o Maestro Artur Rouquina; estuda, direção de Orquestra com o Maestro Jean Sebastien Béreau e direção de Banda de Sopros com Fernández-Lasheras (Professor no Real Conservatório Superior de Música de Madrid).

O Concerto é gratuito mas têm de ser levantados bilhetes no Teatro Garcia de Resende; a bilheteira está aberta durante a semana das 9h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h30 exceto nnos dias 24, 25, 31 e 1 de janeiro ; estará ainda aberta no dia 4 a partir das 19h00 e no dia 5 a partir das 17h30.Informações pelo telefone 266 746 750 ou no Teatro.

Este Concerto é organizado pela Associação Eborae Mvsica, estrutura financiada pelo Ministério da Educação e pelo Ministério da Cultura - DGArtes, e pela Câmara Municipal de Évora. Apoios: Cendrev, Antena 2, Diário do Sul, Rádio Diana, A Defesa, O Registo.

Dê-nos a sua opinião

NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.diariodosul.com.pt reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.diariodosul.com.pt

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.