Diario do Sul

Mina do Bugalho cumpre tradição

Homenagem ao santo padroeiro São Brás dos Matos

A pequena localidade de Mina do Bugalho no Concelho do Alandroal manteve a tradição e, mais um ano, homenageou o seu Padroeiro, São Brás dos Matos.

Autor :Vítor Matos (Texto e fotos)

06 Fevereiro 2020

A localidade de Mina do Bugalho no Concelho do Alandroal manteve a tradição e, mais um ano, homenageou o seu Padroeiro, São Brás dos Matos. Residentes, naturais e alguns forasteiros deslocaram-se, dia 3 de Fevereiro, ao Santuário de São Brás dos Matos para festejar este que é o dia mais simbólico para a população desta pequena Aldeia Alentejana.

 A festa teve inicio cerca das 9:30 horas com a venda de fogaças, ou seja, diversos géneros alimentares, tais como pão, chouriços, queijos, vinhos ou laranjas. O dinheiro das fogaças reverte para São Brás. Seguiu-se a oração do terço e depois a Santa Missa com a milagrosa bênção das gargantas. São Brás, médico e Bispo de Sebaste, Armênia, é conhecido por obter curas milagrosas com a sua intercessão, salvando um menino que tinha uma espinha na garganta.

 De seguida saiu a Procissão com alguns Pendões, o Anjo da Guarda e a imagem do Padroeiro, São Brás dos Matos, que é venerado por todos os seus fiéis. No regresso da Procissão, o Pendão de São Brás foi a leilão mas ficou na posse da Igreja Paroquial de São Brás, visto ninguém mostrar interesse em adquirir o Pendão.

 Durante toda a manhã houve degustação do bom chouriço alentejano, linguiças, farinheiras, cacholeiras, pão e vinho num momento de convívio entre todos os presentes nesta tradicional festa na raia Alentejana.

Dê-nos a sua opinião

NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.diariodosul.com.pt reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.diariodosul.com.pt

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.