Diario do Sul

Melhres conições para animais e trabalhadores

Câmara de Montemor-o-novo requalifica canil municipal

A Câmara Municipal em 2020 continua também a investir na saúde e higiene animal, dando andamento à obra do Canil, que já está a decorrer, para dar melhores condições aos animais do CROAC e MAIS E MELHORES condições de trabalho aos trabalhadores do Serviço Municipal de Veterinária.

Fonte: CM Momtemor-o-novo

11 Fevereiro 2020

Em 2019, ao longo do ano, no Canil - Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia (CROAC) de Montemor-o-Novo e nas freguesias do Concelho foram vacinados e desparasitados 256 animais e identificados, pela primeira vez, 141 canídeos, inseridos no SIAC, a nova base de dados. O serviço que é realizado no CROAC desenvolve-se em estreita colaboração com a GNR-Sepna, o que permitiu no ano passado recolher 54 canídeos errantes. Muitos dos animais recolhidos foram devolvidos aos detentores, visto possuírem chip de identificação, e 15 cães do CRAOC foram adotados, já esterilizados, identificados e com as vacinas em dia.

O trabalho que se realiza no CROAC é diário e exigente e só é possível com o envolvimento e a colaboração das autarquias locais, as autoridades e o governo central que através da DGAV dá orientações e verbas para a implementação das ações a nível local. Neste âmbito, as campanhas de vacinação, identificação eletrónica e esterilização ocorrem em colaboração com a DGAV, tendo esta entidade suspendido as mesmas no final do ano 2019. As autarquias aguardam novas diretrizes sobre o modelo a implementar ao longo do ano 2020. Contudo, caso a DAGV não introduza incrementos significativos, prevê-se que as esterilizações no CROAC sejam efetuadas apenas a animais de companhia de detentores carenciados e portadores do cartão MORSOLIDÁRIO.

No entanto, a Câmara Municipal em 2020 continua a realizar as esterilizações às colónias de gatos, uma ação que implica a Captura Esterilização e Devolução ao meio de origem do animal, iniciativa da autarquia, sempre em colaboração e envolvimento do cuidador.

A Câmara Municipal em 2020 continua também a investir na saúde e higiene animal, dando andamento à obra do Canil, que já está a decorrer, para dar melhores condições aos animais do CROAC e MAIS E MELHORES condições de trabalho aos trabalhadores do Serviço Municipal de Veterinária.

Dê-nos a sua opinião

NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.diariodosul.com.pt reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.diariodosul.com.pt

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.