capital humano
Diario do Sul

Os Amortecedores, Pneus e Travões Compõem O Chamado Triângulo De Segurança

O amortecedor, ou melhor, o sistema de suspensão completo, é um elemento fundamental na segurança de nosso carro e, portanto, deve manter-se atualizado sobre suas revisões e garantir sua manutenção. Eles fazem parte do chamado "triângulo de segurança", juntamente com os pneus e os travões.

18 Fevereiro 2020 | Publicado : 15:49 (18/02/2020) | Actualizado: 14:14 (27/02/2020)

Ao substituir os amortecedores, que como qualquer peça, sofrem desgaste ao longo do tempo, nem todos os mecânicos concordam. O que podemos determinar é que a vida dos amortecedores, mantendo sua eficiência em 100%, é estimada em até 30.000 quilómetros, e então eles perdem o desempenho. Frequentemente, não temos conhecimento dessa situação, pois a deterioração é progressiva, mas muitos usuários nos dizem que, uma vez substituídos por novos, notam notavelmente a melhora no conforto ao dirigir. Você pode solicitar um novo conjunto de amortecedores neste site autopecas-online.pt.

 

Idealmente, troque os amortecedores a cada 50.000 quilómetros, embora, como sempre, recomendamos seguir as directrizes indicadas pelo fabricante no manual do carro.

 

Nesse sentido, também é necessário ajustar-se ao modelo que trará o veículo, alterando-o para algumas características semelhantes e ir a um centro ou oficina oficial, onde o ajustamos de maneira adequada e segura.

 

Deve-se levar em conta que, se percorrermos 100.000 quilómetros sem alterar os amortecedores, ficaremos expostos a danificar as próprias molas da suspensão forçando o sistema, mesmo que não tenhamos detectado que estão danificadas. Para verificar se estão falhando, recomendamos prestar atenção ao evitar obstáculos e fazer uma travagem de emergência, como mostramos em nosso artigo anterior sobre falhas e ruídos dos amortecedores. Um pequeno truque é pressionar cada roda e ver se, retornando à sua posição original, há ou não ressalto.

 

Não substituir esse elemento do nosso carro no tempo pode ser mais perigoso do que imaginamos, pois não apenas torna a condução mais desconfortável, aumentando o tempo de reacção do motorista, como também afecta significativamente a distância de travagem, perdendo a aderência na empresa da estrada. capaz de perder o controle do veículo, especialmente em curvas muito acentuadas, e reduz a vida útil de nossos pneus em 20%.

 

É importante saber que, quando substituímos os amortecedores do veículo, devemos alterar ao mesmo tempo os do mesmo eixo, ou seja, fazer a troca aos pares (dianteira ou traseira), garantindo assim o equilíbrio para que não pode afectar adversamente a estabilidade do carro, aumentando o risco de um acidente.

Dê-nos a sua opinião

NOTA: As opiniões sobre as notícias não serão publicadas imediatamente, ficarão pendentes de validação por parte de um administrador.

NORMAS DE USO

1. Deverá manter uma linguagem respeitadora, evitando conteúdo malicioso, abusivo e obsceno.

2. www.diariodosul.com.pt reserva-se ao direito de eliminar e editar os comentários.

3. As opiniões publicadas neste espaço correspondem à opinião dos leitores e não ao www.diariodosul.com.pt

4. Ao enviar uma mensagem o utilizador aceita as normas de utilização.